Solstício de verão em Stonehenge

Já ouviu falar em Stonehenge, né? Sim! Aquele monumento pré-histórico, composto por pedras gigantes que não se sabe com certeza como foram parar em Wiltshire, no Reino Unido. Pois é! Construído aproximadamente em 3100ac em adoração ao Sol e a Lua, o lugar é extremamente místico e todo ano reúne milhares de pessoas para a celebração do solstício de verão, que acontece em junho.

Esse ano não foi diferente! Apesar do dia nublado, mais de 18 mil pessoas passaram por Stonehenge para testemunhar o nascer do sol no dia mais longo do ano. O sol deu o ar de sua graça as 4h52 da matina, mas demorou um pouco mais para ser “contemplado” pelos místicos, druídas e demais visitantes de plantão, por conta das nuvens. De qualquer forma, quem esteve por lá pode participar das cerimônias religiosas que envolveram a celebração do sol.

Solstice1

Foto: DailyMail

Confesso que não teve nem perigo de eu estar de pé em Stonehenge as 4 da manhã para ver o nascer do sol, mas pra quem gosta, acho uma boa.

Se você perdeu o solstício, não tem problema! Stonehenge vale a visita em qualquer tempo. Eu mesma estive por lá em 2009 e achei bem interessante. Ok! Confesso que esperava mais (achei as pedras bem menores do que imaginava!rs), mas ainda vale o passeio, principalmente se incluir uma voltinha em Salisbury, uma cidadezinha bem fofa que é onde fica a estação de trem mais próxima e de onde partem, regularmente, os ônibus para Stonehenge. (PS: Se preferir, tem ônibus direto de Londres!!)

Fui de trem com uma excursão da escola, saindo  bem cedinho de Waterloo. Na parte da manhã visitamos Salisbury e no fim do dia, depois de almoçar pela cidade, partimos para Stonehenge. É tempo mais do que suficiente (na minha humilde opinião). Não vou falar muito do lugar para não misturar muito assunto nesse post (mentira! A verdade é que não lembro muita coisa!hehehe), mas aqui vão algumas fotos da minha visita. Ah! E só lembrando, para visitar o park tem que pagar! O que eu acho que é  mais do que certo! Só mesmo limitando o acesso para controlar os danos causados pelos visitantes que ao longo dos anos foram levando lascas das pedras, escrevendo seus nomes e coisas do gênero. Enfim... Dê as boas-vindas ao verão e se tiver um tempinho livre dê um pulinho em Salisbury e Stonehenge também!

Stonehenge1

Stonehenge

Salisbury

Salisbury

2 comments

  1. Roupas 27 June, 2011 at 10:58 Reply

    Nossa, estou indo para Inglaterra e Stonehenge não poderia ficar fora do meu roteiro! Deve ser muito lindo e deve ter uma energia muito boa também! Estou super ansiosa!

Leave a reply

Translate »