Jubileu de Diamante de Beth - God Save the Queen!

19jubileelogoNo próximo fim de semana, o Reino Unido vai festejar os 60 anos de reinado da rainha Elizabeth II. O Jubileu de Diamante da rainha será oficialmente celebrado entre os dias 2 e 5 de junho com inúmeras atividades espalhadas por o reino da 'vovó Beth'.

A programação oficial começa no sábado (02/06), quando a rainha dará o ar de sua graça no Epsom Derby, que é uma das corridas de cavalos mais tradicionais na Grã-Bretanha. Mas, nem adianta se empolgar (??) porque os ingressos já estão esgotados.

No domingo (03/06) a festa continua e vai rolar o que eles estão chamando de ‘Grande Almoço do Jubileu’, que nada mais é do que uma farofada coletiva(rs). Na verdade, o ‘The Big Lunch’ faz parte de um amplo projeto chamado Eden Project que, entre outras tantas atividades, promove esse tipo de almoço coletivo, incentivando pessoas a dividirem alguns momentos com vizinhos num simples gesto comunitário. Como esse ano a data coincidiu com o Jubileu, o próximo grande almoço irá homenagear a rainha. Em casa, na rua, no parque... o lance é interagir com sua comunidade/amigos. Aqui perto da minha casa, por exemplo, a vizinhança organizou uma street party com direito a desfile de cachorrinhos e tudo mais! Já um amigo meu reuniu amigos do bairro para tocarem, ao vivo, na festa preparada pelos vizinhos deles. Legal, né?

De volta a programação, ainda no domingo rola uma procissão pelo rio Tâmisa com aproximadamente 1.000 barcos, incluindo a balsa real que irá transportar a vossa majestade e seu digníssimo marido, o Duque de Edimburgo. De acordo com o site oficial do Jubileu, a previsão é de que a balsa da rainha deva partir das imediações da Albert Bridge (entre Battersea Park e Chelsea), as 14h30 e chegar em Tower Bridge por volta das 16h15.

Pessoalmente, acho que essa é uma ótima chance para quem quer participar do Jubileu de alguma forma. Basta dar uma chegada na beira do rio e tentar ver a rainha passar. 🙂 Na pior das hipóteses, você vai poder acompanhar tudo pelos diversos telões distribuídos ao longo da margem norte do Tâmisa, além de tirar muitas fotinhos da galera que estiver por lá. Aposto que vai ser interessante!

19jubileerio2

Na segunda-feira (04/06), as 19h30, rola um concerto com diversos artistas britânicos, bem em frente ao Palácio de Buckingham. Infelizmente, os ingressos disponibilizados para um seleto grupo que terá a honra de assistir tudo sentadinho foram todos distribuídos por meio de um sorteio realizado em março. A boa notícia é que o show vai ser televisionado pela BBC e, o que é melhor, se você achar que deve também vai poder se juntar as 500 mil pessoas que devem lotar os arredores do palácio. Depois dos shows, lá pelas 22h30, a rainha irá acender a pira nacional (Diamond Jubilee Beacons) e cerca de 4 mil outras chamas deverão ser acesas por todo o Reino Unido.

No ultimo dia de celebração (05/06), a rainha irá participar de uma missa em Ação de Gracas, as 10h15, na Catedral de Saint Paul. Por volta das 12h30, deverá seguir para um almoço no Parlamento, em Westminster. De lá, por volta das 14h20, Beth e outros membros da família real irão participar de um desfile até o palácio de Buckingham, em um percurso similar ao feito pelo casal William & Kate. Finalmente, lá pelas 15h25, a rainha irá fazer sua aparição na sacada do palácio.

E aí? Se animaram? Eu sempre fico empolgada com esses eventos da realeza e já garanti minhas bandeirinhas e máscara da rainha! Depois volto pra contar como foi o meu Jubilee!

Vale lembrar que essa minha lista inclui apenas a programação oficial. Paralelamente, outras inúmeras atividades vão acontecer pela cidade.

God Save the Queen! 🙂

Leave a reply

Translate »