Tirando passaporte no Brasil

E a boa notícia da vez é a ida dos meus pais para Londres! Sim! Papito e mammy estão a caminho da terra da rainha para a minha formatura (no próximo dia 22/01). Vai ser uma visita rápida, coisa de uma semana e bye-bye! Mas já estou super empolgada não só pelo fato de recebe-los, mas pela oportunidade de mostrar um pouquinho dessa cidade que eu amo. Ainda não sei exatamente o que vou fazer com eles por lá, mas vou tentar otimizar o tempo deles em Londres ao máximo e, de quebra, ainda vou tentar fazer um bate-e-volta em alguma cidade tipo Windsor, Oxford, Cambridge... só pra dizer que eles também visitaram outro lugar, sabe?
Pois é! Agora, estou na fase de organizar todos os documentos que eles precisam, começando pelo passaporte. Então, se tem alguém aí querendo tirar passaporte, já anota como eles (leia-se praticamente EU!) fizeram. Muito prático!
Primeiro preenchi o formulário de requerimento online e gerei uma Guia de Recolhimento da União (GRU). Depois, no mesmo sistema, agendei um horário na Polícia Federal para o dia seguinte. Aqui cabe um parênteses: não sei nos outros lugares do país, mas aqui em São Luís é muito tranquilo. Só pra ter uma ideia, quando minha irmã tirou o passaporte dela, ela fez tudo sem agendar nada, chegou lá e eles fizeram tudo para ela. Maaaaas, como meu pai é muito ocupado, eu quis evitar filas e espera desnecessária, portanto, preferi fazer online e agendar um horário.
Continuando... Paga a taxa de R$ 156,07 (cada) e de posse dos ORIGINAIS de todos os documentos incluídos no formulário online, eles só tiveram mesmo o trabalho de coletar as digitais e assinar o documento. A moça lá levou apenas uns minutinhos checando a documentação e pronto! E por falar em documentação, segue a lista de documentos que levamos (Para mais detalhes sobre a documentação necessária, sugiro uma visita ao SITE DA POLÍCIA FEDERAL).
  • Identidade
  • CPF
  • Título de Eleitor
  • Certidão de casamento (por que minha mãe mudou de nome quando casou!)
  • Documento de quitação com o serviço militar obrigatório (obviamente só para o meu pai!)
  • Comprovante bancário de pagamento da GRU
A entrega dos passaportes foi feita um pouco mais de uma semana depois (exatos 7 dias úteis após a solicitação). Portanto, para evitar dor de cabeça, sempre solicite o seu passaporte com antecedência! E vale lembrar que somente a própria pessoa pode receber o passaporte, pois a digital é checada novamente e a pessoa ainda tem que assinar uma página do documento!
03passaporte1
Agora minha gente, não tem mais volta! De passagem e passaporte na mão, é só aguardar o grande dia e comprovar que seu Josuca vai mesmo cruzar esse 'marzão'! Coragem paizinho! Vai ser tudo tranquilo!

1 comment

Leave a reply

Translate »