Nunca mais viajo com a TAP

Talvez alguns já tenham até lido no Facebook sobre minha saga para chegar a Londres, mas a revolta com a TAP foi tão grande, que eu resolvi contar a história aqui também (e dessa vez com fotos!)
Como é de conhecimento geral, o tráfego aéreo na Europa está bastante afetado, por conta da neve. Até aí, nenhuma grande novidade! Aliás, eu já esperava por isso e até me preparei para enfrentar problemas desse tipo, marcando a minha passagem de volta para Londres uns 3 dias antes da minha formatura. Porém, o que eu não contava era com o total descaso da companhia aérea TAP Portugal.
Não vou fingir que não sei que Londres (ou melhor a Europa) está enfrentando condições climáticas bem complicadinhas. Como já mencionei, o inverno afetou (e sempre afeta) o tráfego aéreo europeu, mas nenhuma empresa tem o direito de abandonar seus passageiros no aeroporto, com informações desencontradas e com um mínimo de gentileza possível. Isso não dá para aceitar!
 04tap5

Saí de São Luís-MA por volta das 13h00 (dia 18/01) rumo a Brasília, de onde parti rumo a Portugal por volta das 19h00. Cheguei em Lisboa às 06h00 do dia 19/01 pronta para pegar o voo TP354 às 08h40. Por razões óbvias (vento forte e chuva), o voo das 08h40 foi cancelado e todos os passageiros foram transferidos para o voo TP352 que partiria às 09h45am. Até aí, não havia absolutamente nenhum problema! As pessoas não estavam particularmente felizes, mas ninguém estava estressado, afinal de contas, todos viram o mau tempo do lado de fora e, o mais importante, ouviram informações diretamente da TAP sobre o que estava acontecendo.

04tap4

Janela (lá no fundo) quebrou com o vento forte

Primeiro foi o tempo que estava muito ruim e, portanto, não poderíamos decolar, mas depois que um céu relativamente azul apareceu do lado de fora e com diversos voos de outras companhias decolando com certa frequência (inclusive para Londres!), ficou difícil convencer os passageiros de que o mau tempo só afetava a TAP! Então, eles mudaram a desculpa para "não temos avião aqui em Lisboa, pois devido ao mau tempo as aeronaves estão presas na cidade de Faro". Mas, a medida que diversos aviões TAP pousavam no aeroporto de Lisboa, a gente também parou de engolir essa desculpa, né? Daí, como que em um ataque de falta de criatividade, eles vieram com a desculpa ais esfarrapada do dia: “Senhoras e senhores, os aviões estão aqui, mas não temos tripulação para este voo”. Oie?? ‘Peraínda’ que eu não entendi!! Vocês mandaram esse povo pra casa ou, caso não houvesse cancelamentos, estavam planejando viajar no piloto automático? Pois pasmem senhoras e senhores, ninguém explicava nada!Porém, contudo, todavia... depois que o voo das 09h45 também foi cancelado, parece que o pessoal da TAP pirou o cabeção, sério mesmo! Com um grupo muito maior de clientes insatisfeitos que pediam respostas, eles começaram a inventar as mais variadas explicações.
Para encurtar a história, sabe aquele voo das 09h45? Pois é! Ele virou o voo “talvez 13h00”, que obviamente não decolou e virou o voo "Se Deus nos permitir as 15h00', que também não rolou. Como se toda essa enrolação de horários e bilhetes novos já não fossem péssimos, o pessoal da TAP só piorava os ânimos, pois nada fizeram além de continuar a dizer "desculpe, eu não sei" pra tudo o que perguntávamos!
Para não ser injusta, devo dizer que quando um passageiro com diabetes começou a se sentir mal (diga-se de passagem, e que só foi notado pelos próprios passageiros), a equipe TAP acionou o serviço de primeiros socorros do aeroporto para atender o senhor e, em seguida, todos nós ganhamos vouchers de £16 libras para comermos algo. Depois do episódio, milagrosamente a TAP encontrou alguns lugares no voo de 15h e alguma coisa para o senhor com diabetes e sua esposa e mais alguns sortudos passageiros que foram escolhidos sabe-se lá baseado em que critério! E isso também gerou muita insatisfação, pois todos entendiam que não havia lugar para todos no tal avião que decolou, mas todos queria saber quem o critério utilizado para escolher quem embarcaria, até porque idosos, crianças e passageiros dos primeiros voos cancelados não foram incluídos na lista de prioridade!
04tap2

TAP fazendo até um bebê de palhaço (entrando e saindo de avião)

04tap3

Bilhetes re-emitidos, cartão para fazer ligação dentro de Portugal (oi?!), vale refeição

Por fim, a última tentativa da TAP foi o voo TP362 que sairia as 19h50, mas ganha um doce que adivinhar se o voo decolou! Claro que não! A partir desse momento, as pessoas começaram a reclamar mais intensamente e pedir para ir para um hotel. O povo já nem queria mais forçar a barra por uma decolagem, mas preferiam ir para um hotel até que alguma solução fosse encontrada. Ninguém merece mais de 13 horas no aeroporto, né? E só pra lembrar, a partir de 6-7 horas de espera por voos atrasados/cancelados a empresa já deveria oferecer hotel aos passageiros! Mas, ao invés de tentar apaziguar os ânimos, o que a TAP respondeu? “Senhoras e senhores, lamento informar que o voo não foi cancelado, mas sim adiado e se vocês desistirem do voo é por livre decisão de vocês e a empresa não tem responsabilidade sobre isso!”. Mas ‘peraínda’ mais uma vez, vamos checar... O que aconteceu voo TP354 das 08h40? Cancelado! E com o TP352 das 09h45? Adiado dez mil vezes até ser cancelado! E a senhora quer mesmo me dizer que o voo não foi cancelado? SEM RESPOSTA! A pobre atendente da TAP só ficou se desculpando, mas não deu qualquer resposta. Etão, já que ela não tinha nenhuma informação para dar, pedimos a ela que chamasse algum gerente para vir falar com a gente. Ela ligou, mas eles disseram em alto e e bom tom: ninguém vem aqui falar com vocês!
Funcionárias da TAP que não sabia dar nenhuma informação

Funcionárias da TAP que não sabia dar nenhuma informação

Foi nesse momento que, seguindo as instruções de um senhor da equipe TAP, atravessamos todo o aeroporto para (incluindo o controle de imigração!) e fomos até o balcão de atendimento da empresa, numa tentativa de chamar pouco de atenção, mas nada aconteceu. Apenas nos disseram para correr de volta para o portão de embarque 42 pois, o nosso voo sairia às 22h30. Anunciaram nos alto-falantes e tudo mais!!! Mas esta foi apenas a maior piada de todas!
Até que embarcamos e tudo mais, mas depois de quase 40 minutos sentados dentro do avião à espera de ‘uma permissão do Aeroporto de Heathrow’, o piloto anunciou que "lamentava informar que o TP362 teve de ser cancelado, pois Heathrow não autorizou o pouso programado para 01h00 do dia 20/01”. Descemos do avião e ficamos abandonados no saguão do aeroporto até que por volta das 23h30 fomos informados que deveríamos recolher nossa bagagem e esperar para ir para um hotel. As bagagens demoraram uma vida para aparecer nas esteiras e, é claro, o ônibus/táxi que nos levaria para um hotel não veio até 03h30 do dia 20/01! E como desgraça pouca é bobagem, a senhora ainda me disse que o ônibus iria nos buscar do hotel de volta para o aeroporto às 07h00 da manhã, pois nosso NOVISSIMO voo sairia  as 09h45. Sei...
Alguns passageiros aceitaram a ideia de ir para o hotel, mas é claro que muitos de nós decidimos ficar no aeroporto, pois seria perda de tempo ir para hotel numa hora daquela! E eu, uma das pessoas que decidiram ficar no aeroporto, ainda resolvi que não acreditaria nas promessas da TAP e decidi pagar por uma outra passagem, dessa vez com a British Airways. E adivinhem o que aconteceu?? Pontualmente as 07h30 o meu voo pela British decolou rumo a Londres (detalhe: mesmo destino que misteriosamente a TAP alegava não poder voar!). E vocês querem saber o melhor (ou pior para quem ficou)? O tal voo prometido pela TAP para as 9h45 também foi adiado! Vi no Facebook (portanto, não sei se foi realmente assim!) que mais uma vez as pessoas foram embarcadas e desembarcadas do avião. Sim minha gente, de novo!  Agora imagina se eu tivesse ficado em Lisboa? Com meus pais chegando em Londres no dia 21/01, eu já estaria era matando alguém por lá! Nãm mermã!!! Deus me livre!!! Mas graças a Deus cá estou sã e salva e meus pais também já chegaram sem traumas. Vou tentar saber dos outros passageiros o que aconteceu depois que eu me mandei, mas, no momento, tudo que eu quero é receber o meu reembolso e esquecer essa experiência com a TAP!
PS: Desculpem o desabafo! Sei que o texto ficou extenso, mas realmente gostaria de expressar toda a minha raiva com o tratamento recebido pela TAP! Ninguém merece essa companhia!

7 comments

  1. Karine Porto 14 October, 2013 at 10:58 Reply

    Oi Anna Carolina! Desculpa a demora pra responder! 🙂
    No fim das contas, nao consegui o ressarcimento. Eles so ofereceram uns pontos a mais no programa de fidedelidade como um pedido de desculpas pelo inconveniente, mas alegaram que por se tratar decondicoes climaticas (fora do controle deles), eles nao poderia ser responsabilizados. Eu ate entendo isso,mas o descaso deles coma gente eh que foi horrivel! Comunicacao zero, paciencia com a nossa frustacao zero, organizacao para lidar com o crescente numero de passageiros -10…. Enfim! Eles nao tinham culpa pelo mal tempo, mas tinham pelo pessimo servico prestado. :-/

  2. Karine Porto 10 December, 2013 at 21:33 Reply

    Pois é, acontece com todas e eu até entendo que não tem muito o que se fazer para evitar esses problemas com relação as condições climáticas. O grande problema é a maneira como as companhias lidam com isso, com a frustração dos passageiros. Pra mim, bastava dar informações das ações a serem tomadas, dos critérios utilizados para transferir passageiros para outros vôos etc. Virou o samba do crioulo doido, sabe? Pessoas que chegaram desde as 6h da manhã ficaram lá jogadas as traças, enquanto que outros mais espertos conseguiram embarcar nos vôos seguintes. Tudo por falta de organização da empresa. 🙁

    • karineporto 9 August, 2016 at 07:11 Reply

      Obrigada por compartilhar! A TAP precisa melhorar muito no que diz respeito a atendimento ao cliente!

Leave a reply

Translate »