Já reparou bem nas moedas britânicas?

Só para descontrair…
 
Sabe aquele momento cultura inútil do tipo ‘Você Sabia?’ ou ‘Viu Como Se Faz” (ah, que saudade do programa Rá-Tim-Bum!)? Pois bem, não sei quanto a vocês, mas eu adoro! E, por isso, há algum tempo salvei um arquivo sobre uma curiosidade das moedas britânicas pra compartilhar aqui, mas acabei esquecendo e o tal arquivo ficou perdido em algum lugar do meu computador. Hoje, eu finalmente reencontrei o bendito arquivo e resolvi, enfim, postá-lo aqui a título de curiosidade para os demais interessados em cultura de meia-tigela! rs
 
Eis aqui a questão: Você sabia que, após um competição nacional realizada em 2005 pela Royal Mint (Casa da Moeda do Reino Unido), as moedas britânicas foram redesenhas e, a partir de 2008, passaram a formar o brasão real britânico quando alinhadas? 
 
Pois é! Após receber mais de 4 mil propostas de design, a Royal Mint escolheu o projeto de Matthew Dent que, aos 26 anos (na época), recebeu o prêmio de £35 mil pelo trabalho. As moedas que formam o escudo são as de 1p, 2p, 5p, 10p, 20p e 50p. Já a moeda de £1 passou a estampar o escudo real inteiro e a de £2 não foi modificada na ocasião.
14Moedas1

Foto: Google images

14Moedas4

www.royalmint.com


O projeto foi bastante criticado, principalmente por não incluir a imagem da Britannia (personificação feminina da Grã-Bretanha) que, desde 1672, sempre esteve presente nas moedas britânicas. Outro ponto negativo apontado – e que eu vou ter que concordar, pois minha irmã teve dificuldade de identificar as moedas quando esteve aqui – é o fato de o novo layout não ter incluído nenhuma identificação numérica (o valor vem escrito). Críticas a parte, achei a sacada do Matthew Dent muito legal e, sim, eu catei minhas moedinhas e fui montar o  tal escudo britânico (não resisti!).
Não que alguém tenha notado (eu mesma nunca havia prestado atenção nos diferentes desenhos do verso das moedas), mas não custa dizer que as antigas moedas ainda estão em circulação, bem como algumas versões comemorativas lançadas em ocasiões especiais, como, por exemplo, os 150 anos do metro de Londres.
14Moedas2

Moedas "antigas" (Foto: Google images)

Se você se interessa pelo assunto, vale dar uma olhadinha no site da Royal Mint onde você pode encontrar diversos artigos para colecionadores e edições limitadas, inclusive uma tal moeda de £5 (em comemoração ao Jubileu de 60 anos de coroação da rainha) que eu nunca tinha ouvido falar!

14Moedas3

Moeda comemorativa pelo Jubilee da rainha Elizabeth II (Fotos: Royal Mint)


(Fonte: Royal Mint, Wikipedia, This is money, BBC)

5 comments

Leave a reply

Translate »