Solicitando Oyster de estudante

Se tem uma coisa que eu não posso me queixar dessa minha eterna vida de estudante aqui em Londres, é a economia que o status de estudante me proporciona no quesito transporte. OK, tenho que admitir que ter visto de estudante significa estar sujeito a uma série de limitações, principalmente restrições de trabalho. Mas, alguma coisa boa tinha que ter aqui pra gente, não é? E tem mesmo!
Economicamente falando, ser estudante pode até não ser essas mil maravilhas, mas traz sim pequenas vantagens que, no fim das contas, nos ajudam a economizar um tantinho. Só para que você tenha uma idéia, nós estudantes não somos obrigados a pagar council tax, que é o imposto de municipal daqui equivalente ao IPTU no Brasil; também temos descontos em várias lojas como Accessorize, River Island, Office e até na Apple; e, o melhor de tudo, ainda economizamos 30% em transporte, com Oyster de estudante (pra quem não sabe, o Oyster é um cartão magnético, recarregável, utilizado no transporte daqui).
Apesar do desconto parecer pequeno, é uma verdadeira mão na roda e eu acho que vale muito a pena ter! O chato é que só se aplica para travelcard, ou seja, quando você paga para utilizar ilimitadamente durante um certo período, e não pagando por cada viagem. Ah! E também não vale para travelcard de 1 dia só, tem que ser de 7 dias, 1 mês ou 1 ano.
Eu passei tanto tempo tendo Oyster de estudante que acabei esquecendo do preço real das passagens. Só acordei para a vida quando terminei meu curso na Kingston University e, pouco tempo depois, meu antigo cartão expirou. Senti a diferença no bolso! É que sempre emendei um curso no outro e passava pouco tempo sem meu desconto. Dessa última vez, foram 5 meses fora da categoria estudante e pagando por viagem ou o preço normal do travelcard, que é um pouco mais carinho, como você pode comprovar na tabela abaixo.
Veja a comparação dos preços de estudantes e adultos para zonas 1 e 2 (CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR)
Pois bem, meus queridos! Como sei que tem muito estudante recém-chegado a Londres espalhado por aqui, o post de hoje é para ensinar a solicitar o seu Oyster e estudante. E acredite, eu tenho experiência no assunto!
Minha coleção de Student Oysters 🙂
Primeiramente, você precisa se certificar que se qualifica para o desconto. Os requisitos são:
  • Ter 18 anos ou mais
  • Morar em Londres
  • Estar matriculado em um curso full-time ou part-time válido
  • Estudar em uma instituição educacional registrada junto ao Transport For London (TFL)
Tudo certo? Então, certifique-se que tem à mão:
  • uma foto digital de não mais que 2MB (desde que seu rosto esteja visível, pode usar qualquer foto. Nessa última vez eu tirei a foto com meu celular)
  • o seu número de estudante (deve está impresso em algum lugar na sua ID da escola/faculdade)
  • as datas certinhas do começo e fim do seu curso
  • um cartão de crédito ou débito para pagar a taxa de £10 cobrada para imprimir seu Oyster
  • um e-mail ativo que será utilizado para criar uma conta no site
Agora, basta visitar o site https://photocard.tfl.gov.uk , escolher a opção “18+ Student” e entrar o nome da sua instituição de ensino (se sua escola não estiver listada no site, provavelmente, não deve ser cadastrada com o TFL e você não vai poder prosseguir com a solicitação). Depois de entrar o nome da escola, você deverá fornecer o seu e-mail e criar uma senha para sua conta. O próximo passo é preencher o cadastro, fornecendo um telefone para contato e endereço em Londres (certifique-se de que colocou o endereço certinho, pois seu cartão será enviado para o endereço que você fornecer). O cadastro tem 7 etapas e a última parte é o pagamento da taxa de £10.
Pronto! É só aguardar receber a confirmação por e-mail, indicando que eles irão contatar a sua escola para checar as informações. Estando tudo certo, cerca de 7 dias depois o seu Oyster vai chegar quentinho na sua casa. Simples assim!
A partir daí, é só carregar seu Oyster com 7 dias, 1 mês ou 1 ano de travelcard e aproveitar o seu desconto. Mas e se você colocar um mês de crédito, por exemplo? Não tem perigo de ficar na mão caso você perca o seu cartão? De jeito nenhum! Basta correr no site, fazer o login com seu email e a senha criada (lembra?), notificar o TFL e eles bloqueiam o seu Oyster na hora, pois ele estará registrado em seu nome. Depois, é solicitar uma segunda via (tem que pagar £10 novamente) e você recebe um novo cartão com qualquer crédito ainda válido nele. Não é linda essa modernidade?

12 comments

  1. Karine Porto 25 July, 2013 at 22:49 Reply

    Oi Flavio! Pra comprar com desconto na Apple você precisa estar conectado à rede de internet da sua universidade/college e, se não me engano, nem todas são cadastradas no site, mas vale entrar em contato com eles, caso nao encontre sua uni. Daí, no próprio site da Apple store você consegue comprar, clicando no link Education que fica numa barra cinza no fim da pagina, na coluna 'More Stores'.
    Nas lojas de roupa, basta apresentar sua carteira de estudante da NUS (algumas podem aceitar seu cartão de identificação da universidade).
    🙂

    • karineporto 21 July, 2014 at 11:21 Reply

      Oi Luisa! Vou tentar resolver isso urgentemente. Não sei dizer o porque, mas os posts mais antigos perderam as fotos (devo ter feito alguma coisa errada!rs). Obrigada por me dar o toque! bjs

  2. Renato 18 September, 2015 at 21:37 Reply

    Oi tudo bem?? por favor me ajude se puder! Estou fazendo meu Oyster Card de Student +18 , mas não consgui pois aparece uma mensagem dizendo que : your course duriation cannot le less than 14 weeks. Ou seja meu curso não pode ser inferior a 14 semanas.
    será que isso impedi que eu faça meu cartão??se puder me ajudar eu agradeço! muito obrigado! Kisses

    • karineporto 18 September, 2015 at 22:55 Reply

      Oi Renato! É isso mesmo. Não sei se essa regra é nova (não lembro se já era assim na minha época, pois sempre fiz cursos mais longos), mas está lá no site que para ter direito ao Oyester de estudante, o seu curso precisa ser de no mínimo 14 semanas. 🙁

  3. Edgard 29 November, 2015 at 23:16 Reply

    Oi karine, estarei estudando em londres durante um mês e ficarei em um hostel durante esse periodo, sera que tem algum problema para solicitar o oyster com desconto?

    Grato

    • karineporto 30 November, 2015 at 16:12 Reply

      Oi Edgard, infelizmente, o Oyster com desconto é disponível apenas para cursos mais longos (acho que a partir de 7 meses). 🙁

Leave a reply

Translate »