Curtindo um solzinho em Brighton

E eis que, após quase 4 anos em Londres, eu, finalmente, consegui ir a Brighton – uma cidade bonitinha, localizada na costa sul da Inglaterra, e que, em dia de sol, atrai milhares de turistas, especialmente londrinos. Eu não tenho dados oficiais, mas baseada na minha própria percepção, diria que Brighton é a “praia” preferida dos Londrinos, principalmente, por conta da localização e acessibilidade.  Na minha opinião, Brighton é tão popular por aqui, que eu arriscaria até palpitar que 10 em cada 10 londrinos, em algum momento da vida, já correram para lá em busca de um pouco de sol (e muito de vento gelado!).
Não tive muito tempo de andar pelo centro da cidade, só deu para andar um pouco pelas ruas de lá e tomar um cafezinho. Mas, pra ser sincera, quase ninguém vai pra lá pensando em explorar o lado urbano do lugar. O grande lance é se estatelar nas pedras (sim, porque não tem areia nessa praia) e relaxar, enquanto curte a vista.
Andar pelo píer também é quase obrigatório e, lá, tem-se algumas opções de entretenimento e comidas. Eu, aproveitei para comer um fish and chipsno Palm Court (restaurante que fica lá no píer), mas confesso que não foi dos melhores que já experimentei. Pra quem curte, no píer também é possível se divertir com os vários games eletrônicos, mini-casino (ou sei lá como se chamam aquelas maquininhas de aposta) e um parquinho de brinquedos radicais. Bem legal!
Dessa vez, não foi possível planejar a viagem, pois decidimos ir pra lá super de última hora, após um convite feito por um casal de amigos. Mesmo assim, achei o passeio bem interessante. Foi legal ver pessoas aproveitando uma “praia” de uma maneira tão diferente da que estou acostumada. O melhor de tudo foi que, desta vez, o estranhamento foi positivo. Ao invés de achar tudo horrível, do tipo “achar feio o que não é espelho” (bem Caê da vida), achei tudo interessante e fiquei doida pra voltar, com calma, e aproveitar tudo ao estilo deles.
Fomos de carro (de carona com os amigos que nos convidaram) e, como era de se esperar, por conta do feriado, pegamos muito tráfego na saída de Londres. O percurso que deveria ser de um pouco menos de 2h, levou quase 3h! Conversando com o Dusan (o amigo motorista! Hehehe), em dias normais, o percurso é super tranquilo, mas mesmo assim, chegamos a conclusão de que ir de trem é muito mais rápido e prático.
A estação fica bem do lado da “praia” e, como a cidade é bem pequena, é super central! E se você organizar um grupo de 3 ou 4 pessoas, sai bem mais barato ir de trem, pois a Southern Railway tem uma super promoção para grupos (Group Save).
Fiz uma rápida simulação online e encontrei um pacote para 4 adultos por £33,60! Tenho certeza de que, se a gente pesquisar com antecedência, dá pra achar mais barato ainda. E isso sem falar no tempo de viagem que, de Clapham Junction até Brighton dura apenas 45 min a 1h!
Então, fica aqui a dica. Quer ir pra Brighton? Organize um grupo de 4 pessoas, compre as passagens de trem, saia cedo de casa e, simplesmente, fique ali sentadinho à beira-mar, curtindo o sol e o ventinho gelado. E por falar em vento, outro ponto crucial que deve ser levado em consideração é que o vento lá é gelado mesmo! Talvez no auge do verão a coisa melhore, mas no geral, eu aconselharia a levar um agasalho.

Ah! E se não quiser se incomodar em levar uma manta/esteira ou não gostar de sentar sobre as pedrinhas, é possível alugar cadeiras a partir de £2!!

*COMPLEMENTANDO: A Paula foi para Brighton de trem e contou como foi, lá no blog dela (Clique Aqui).

4 comments

  1. Paula 8 June, 2013 at 09:02 Reply

    Eu tô indo pra Brighton na próxima semana e adorei seu post! Comprei passagens de ônibus pela national express, 55 minutos o trajeto e foram baratinhas.

    beijo!

  2. Karine Porto 8 June, 2013 at 09:53 Reply

    55 minutos, sério??? Saindo de onde?? Tô bege!!rs De carro demoramos quase 3 horas! 😮
    Depois me conta como foi a viagem e já deixa mais essa dica aqui no blog!rs
    Beijos

Leave a reply

Translate »