Passeio pelo Castelo de Windsor

O castelo de Windsor é a residência oficial, nos fins de semana, da rainha Elizabeth II e do seu marido Phillip, o Duque de Edimburgo.

Windsor Castle

Windsor Castle

Exatamente! Não pensem vocês que a rainha mora o tempo todo no palácio de Buckingham (que é a sede administrativa da monarquia). Não mesmo! Como toda realeza que se preze, a família real britânica tem uma coleção de residências oficiais e o castelo de Windsor é uma das residências que abriga a vossa majestade e seus eventos reais. 

Passeio pelo Castelo de Windsor

Considerado o maior e mais antigo castelo ainda em uso no mundo, o Castelo de Windsor tem quase 1000 anos e abrange uma área de 5 hectares!! O castelo é composto por vários espaços, sendo que alguns deles tem acesso restrito ao público, por questões de segurança a rainha. 

As a áreas abertas aos visitantes, e cujo acesso é garantido com o ingresso normal, são:

  • State Apartments – antigos aposentos reais que contêm lindas coleções de arte, pinturas, estátuas, tesouros da coleção real britânica etc.
  • Capela de São Jorge (St George’s Chapel) – capela que fica dentro das premissas do castelo e onde estão sepultados 10 monarcas!
  • Casa de Bonecas da Rainha Mary – uma super miniatura, minuciosamente construída pelo arquiteto Edwin Lutyens, lá pelos 1920s. Sério gente, a casinha tem até encanamento com água quente e fria, elevador, um mini peças de arte etc! (Clique aqui para mais detalhes)
  • The Drawings Gallery – um salão de exibições que abriga diferentes exposições ao longo do ano, exatamente para incentivar o retorno dos visitantes

Entre agosto e setembro, os visitantes também terão a chance de subir a Round Tower e ter uma visão privilegiada. Mas, essa parte é paga a parte. Portanto, se vier nesse período e quiser subir os 200 degraus, você pode comprar os ingressos combinados (castelo + torre) por £25,25 £28,30.

Passeio pelo Castelo de Windsor

MINHA VISITA

Eu visitei o castelo em fevereiro, quando minha irmã ainda estava aqui, e a exposição em cartaz na The Drawings Gallery era a “The Queen: Portraits of a Monarch”. A mostra reúne vários portrait da rainha Elizabeth II, feitos ao longo do seu reinado, por diversos artistas e fotógrafos renomados. Como falei, as exposições são temporárias e essa, que era parte das celebrações pelo Jubileu de Diamante da rainha, estará disponível até o dia 09 de junho de 2013. Depois, entre 22 de junho de 2013 e 24 de janeiro de 2014, será a vez da exposição “Royal Paintbox: Royal Artists Past and Present”, que vai retratar a história de artistas da realeza, desde o século XVII até hoje.

Sugiro que, antes de programar sua vigem para Windsor, você confira o site do Windsor Castle para mais detalhes sobre as exposições e horários de funcionamento. É sempre bom ficar atento para evitar dar de cara com os portões fechados e dar viagem perdida!

Passeio pelo Castelo de Windsor

Como chegar ao Castelo de Windsor?

A cidade de Windsor fica a cerca de 40 km de Londres e dispõe de 2 estações de trem: a Windsor & Eton Central e a Windsor & Eton Riverside. Como o próprio nome sugere, a Central é bem no centro, literalmente na frente do castelo. Mas a Riverside também é super perto! Coisa de 10 minutinhos andando colina acima.

Para chegar na estação central, tem que pegar um trem saindo de Paddington para Slough e, lá, trocar para o trem seguindo para Windsor Central. Ao que parece, essa é a melhor opção, pois demora apenas uns 40 minutos e te deixa “na boca da botija” do castelo. Como moro relativamente perto de Clapham Junction, escolhi pegar o trem para Windsor & Eton Riverside (que também sai de Waterloo), e a viagem demorou um pouquinho mais. Levamos mais ou menos de 1 hora para chegar lá, mas tivemos a vantagem de não ter que trocar de trem. Veja aqui mais detlhes de como chegar ao castelo.

Windsor Castle

PREÇOS

As passagens de trem, ida e volta, custqm £10.40 (fora do horário de pico). Já os ingressos para o Castelo de Windsor custam £17.75 £20.50 cada (preço de 2017), com direito a um aparelho de áudio, contendo informações das principais atrações do castelo. Bastava digitar o número indicado nas plaquinhas e ouvir a explicação. O Castelo já disponiliza informacoes em português brasileiro. Adorei!

MINI-DICAS

Minha única ressalva é quanto ao tempo que você vai reservar para explorar o castelo. Não faça como eu e minha irmã, que chegamos por volta das 14h e tivemos que correr. Sério mesmo! Estávamos lá curtindo a exposição da rainha quando o segurança nos avisou: “Não quero apressar vocês, mas minha sugestão é que vocês se apressem porque ainda tem muita coisa para ver e o castelo fecha as 16h15” (horário de inverno!). Ele tinha razão! Fomos as últimas pessoas a entrar na capela de St George e a medida que íamos nos movendo adiante, alguém fechava uma porta atrás da gente! 

Windsor Castle

Últimas a sair do castelo

Por isso, vá com antecedência e de preferência de manhã, pois as 11h tem a troca de guarda, (coisa que a gente não viu!). Para conferir o calendário da troca de guarda CLIQUE AQUI.

PS: Para tudo e chama a Nasa!!! A Bruna (do blog Brunainglaterra) acabou de me contar aqui nos comments que se você pedir para carimbarem seu ingresso, na saída do castelo, ele fica válido por um ano!!!! Que raiva!!!! Não sabia.... dancei! Mas fica aqui a super dica da Bruna! Quer saber como foi a visita dela ao castelo? CLIQUE AQUI.

Windsor Castle

As atrasadinhas

 

 

6 comments

  1. Karine Porto 20 May, 2013 at 12:27 Reply

    Mentiraaaa?!!! Não carimbaram o meu ticket não!!! :'-(
    Poxa…. vai ver foi porque nós fomos as umas das últimas a deixar o castelo.
    Buááá…
    Pedi essa!

  2. 10 atrações pagas em Londres que valem o investimento - Blog Brazuka 21 April, 2017 at 17:10 Reply

    […] Um dos meus castelos preferidos fica um pouco fora da rota turística londrina, mais precisamente na cidade de Windsor que fica a cerca de 40km de Londres. Estou falando do Castelo de Windsor, a residência oficial de fim de semana da Rainha Elizabeth II. Apontado como o maior e mais antigo castelo ainda em uso no mundo, o Castelo de Windsor tem quase 1000 anos e compreende uma área de 5 hectares. […]

Leave a reply

Translate »