Fazendo seu registro na polícia

Meio que complementando o post anterior (no qual falei sobre o meu novo visto de estudante), hoje, vou falar de como e quando você deve se registrar na polícia.
Sim, amigos e amigas do meu Brasil varonil, não bastasse toda a lengalenga que a gente tem que encarar para obter nosso visto, depois de recebê-lo, alguns visitantes e estudantes de uma lista de países (incluindo o Brasil) são requisitados a reportar a polícia. Mas, como assim “alguns” estudantes e visitantes? Explico. É que nem todo mundo tem que ir, apenas aqueles cujo visto claramente disser para fazê-lo. 
Apesar de não existir um critério claro para determinar quais indivíduos das tais nacionalidades da lista devem ou não reportar a polícia, não tem muito mistério! Basta checar seu visto. Se a orientação estiver escrita por lá, não tem choro nem vela, nem instruções de escola que diga o contrário (minha escola de inglês me fez ir lá quando eu nem precisava). Simples assim! Se tiver a observação POLICE REGISTRATION WITHIN 7 DAYS ou REPORT TO POLICE, vá até a polícia; se não tiver, pode relaxar!
Detalhe: o registro deve ser feito após dentro de 7 dias, contados a partir do recebimento do visto (se recebeu o visto dentro Reino Unido) ou após a entrada na terra da rainha (se estiver vindo do seu país de origem).
Para fazer o registro, basta ir até a estação de polícia de Borough (tem que ser lá, porque é onde funciona o Overseas Visitors Records Office) e levar os seguintes documentos:
  •        Passaporte ou documento de viagem
  •        Qualquer carta que você porventura tenha recebido do Home Office
  •        Permissão de trabalho, se for seu caso
Você terá que pagar uma taxa no valor de £34,00, que pode ser paga em dinheiro, cartão de crédito/débito (não vale American Express) ou sterling travellers’ cheque (não sei o que é isso, mas tudo bem!). Lá, eles vão tirar uma foto sua, fazer cópias dos seus documentos, registrar seu endereço e emitir um certificado chamado Police Registration Certificate (PRC). É nesse certificado que eles irão carimbar qualquer alteração de endereço, visto, endereço de escola etc. Portanto, mantenha seu PRC bem guardadinho! Você precisará dele toda vez que tiver que reportar alguma mudança a polícia.
Falando em mudanças, se você ou sua escola mudar de endereço, você pode informar na estação de policia mais próxima da sua casa. Mas se a mudança for “mais complexa”, tipo novo visto (como foi o meu caso), tem mesmo que ir até Borough.
Para os que forem se registrar pela primeira vez, no canto inferior direito do site da policia metropolitana de Londres (na aba Related Publications) é possível encontrar um formulário para o primeiro registro, que eles aconselham a preencher e imprimir antes de se dirigir a delegacia. 
First Time Registration – disponível no site da polícia
Deve ser uma forma de adiantar o serviço, pois acredite, em alta temporada a fila é interminável. Sério, gente! Se você precisar se registrar a partir de setembro (que é quando a maioria das universidades começam suas aulas), prepare-se para levantar cedo e encarar muita fila. Eu mesma passei por isso quando fui registrar meu visto em setembro de 2011 (quando cheguei para fazer meu mestrado na Kingston University). Cheguei lá 8:30, jurando que estava cedo, pois eles abrem as 9:00. Ah, mas tá!! A fila já estava imensa!!

Fila virando a esquina em Setmbro/2011!
E se não puder mesmo evitar se registrar em setembro/outubro, fique atento, pois por conta da grande demanda na alta temporada, eles podem distribuir senhas, de acordo com a capacidade que eles tem para processar registros até as 16:00. Ou seja, se as 14:00 eles acharem que a turma que está na fila já irá tomar as duas horas restantes, eles param de distribuir senhas!
A boa notícia é que nem sempre é assim! Dessa vez agora (em pleno mês de maio), fui depois da minha aula e encontrei o lugar assustadoramente vazio. Foi super tranquilo! Levei meu certificado, meu novo visto, peguei a senha (só para saber a que guichê me dirigir!) e 10 minutinhos depois já tinha registrado meu visto novo, que foi devidamente carimbado e identificado no meu certificado.
Quer saber como chegar lá? Aqui vai o endereço:
Overseas Visitors Records Office

Brandon House
Ground Floor
180,
Borough High Street
London

SE1 1LH
Overseas Visitors Records Office – Saindo da estação de Borough, basta virar a esquerda!

Share