Alerta: Possível golpe visando turistas em Londres

Atenção brazucada visitando Londres!!

Parece que está rolando uma onda de golpes visando turistas que visitam o centro de Londres. De acordo com uma nota emitida pelo Consulado Geral do Brasil em Londres, pessoas fase passando por policiais para abordar turistas em encenação de blitz. Os falsos policiais pedem para conferir o dinheiro dos turistas e, simplesmente, desaparecem a grana das pessoas abordadas!!!

Foto: http://media.met.police.uk/

Foto: http://media.met.police.uk/

Respondendo ao contato feito pelo Consulado, a Metropolitan Police passou uma série de recomendações a serem seguidas, caso o turista seja abordado por algum “policial”. Confira abaixo, na íntegra, a nota emitida pelo Consulado.

Nota emitida pelo Consulado:

Atenção: O Consulado-Geral do Brasil tomou conhecimento de que na área central / comercial de Londres, pessoas se apresentam como policiais ("police officers"), às vezes usando uniformes (falsos) ou como policiais à paisana ("plain clothes police officer").

Este tipo de pessoa percebe a presença do turista e logo se apresenta como policial, pedindo para que o turista o acompanhe.  Faz algumas perguntas para se certificar que realmente trata-se de um turista e quando confirmado, pede para ver o passaporte e dinheiro, alegando que precisa confirmação de que o turista tem meios financeiros para se sustentar em Londres.

A pessoa que se apresentou como policial finge checar o passaporte, devolvendo-o em seguida, e retém o dinheiro, deixando o local rapidamente.

A "Metropolitan Police" foi contatada pelo Consulado-Geral do Brasil e recebeu as seguintes orientações:

- Raramente policiais à paisana se aproximam de turista e pedem para verificar documentos, salvo em casos onde já haja um incidente nas imediações. NUNCA pedem para ver o dinheiro, pois não faz parte do processo de identificação do turista.

- Se for parado por um policial, seja ele oficial ou não, insista para que ele apresente primeiro sua identificação, ID, "badge" ou "crest" (insígnia da polícia)).

- Olhe para os arredores e verifique se há outros policiais parando outras pessoas. Geralmente quando há uma "blitz" oficial,  os policiais agem em grupos. Verifique se há presença de veículos da polícia.

- Em caso de dúvidas, não entregue documentos nem dinheiro.

Ligue para 999, informe que foi parado (informe o local) por um policial e que gostaria de confirmar se o nome do policial e o número do "badge" são verdadeiros.

- NUNCA acompanhe o "suposto policial" para outro local sem antes ter a confirmação da "Metropolitan Police" de que se trata realmente de um oficial.

- Caso tenha problemas com a língua inglesa ao discar 999, peça um tradutor.

- Se for constatada fraude ou tentativa de fraude, registre o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.

Todo cuidado é pouco e vamos compartilhar o alerta, galera!!

 

Leave a reply

Translate »