Tem novidade no ar

ATUALIZAÇÃO (09/05/15): Pessoal, a Dessa não está mais colaborando (pelo menos não oficialmente) com o blog Brazuka. Como já tinha um bom tempo que não rolavam posts, resolvi tirar o banner. Mas se quiserem tirar dúvidas sobre Torino, mandem pra mim que eu falo com ela e respondo pra vocês. 

Olá, pessoal! Hoje, eu estou muito feliz pois posso, finalmente, anunciar mais uma novidade aqui no blog. Tudo bem que nem é assim tão novidade, pois eu já tinha dado uma dica do que vinha por aí há alguns dias (notaram alguma coisa diferente na coluna direita do blog?).

Cantinho da Andressa

Cantinho da Andressa

Mas qual é a novidade mesmo? Sim, senhoras e senhores, é com imenso prazer que anuncio que, a partir de hoje, contaremos com a contribuição de uma correspondente diretamente da Itália. Como assim, Bial? Calma, deixa que eu explico.

A partir de hoje, o Blog Brazuka contará com textos da Andressa Constanti, minha priminha linda de viver que está morando em Turim (ou, se preferir, Torino), na Itália. É isso mesmo! O blog está ficando chique e agora tem até correspondente internacional (rs).

Ainda não sabemos ao certo com que frequência a Dessa estará por aqui, afinal de contas, ela está estudando na Itália e a gente sabe que toda universidade tem um período ou outro mais apertado de provas e trabalhos. De qualquer forma, juntem-se a mim na felicidade de saber que teremos dicas quentíssimas de lugares legais a serem visitados, cultura, história e outras peculiaridades de Turim e, porque não, de outros cantinhos desse mundão que a Andressa visitar.

A ideia de convidar a Andressa para o nosso blog surgiu quando comecei a observar algumas de suas postagens no Facebook. Achava super interessante o jeito que ela descrevia os lugares que visitava e pensava: Isso daria um post bem legal. Então, num belo dia de insônia, estava eu aqui pensando em como dar uma agitada no nosso bloguinho que as vezes fica meio paradão (desculpa aê por isso!), quando tive a brilhante ideia de convidá-la para contribuir com o blog e ela aceitou o desafio!

Agora, é aguardar os posts da Andressa que com certeza serão tão lindos quanto ela (falou a prima babona!!). E enquanto o primeiro post não chega, deixem-me apresentar a nossa correspondente pra vocês.

Em resumo, a Andressa Constanti é uma curitibana linda de 22 anos que tem o coração maranhense, foi abraçada por Brasília, mora em Turim e está pronta para conquistar o mundo com seu talento (falei que sou prima babona!). Quer saber mais sobre a Andressa? Confira, abaixo, a entrevista com a nossa correspondente.

Basilica di Superga, Torino

Basilica di Superga, Torino

Vamos começar fazendo uma apresentação básica: quem é a Andressa, o que fazia no Brasil e o que está fazendo na Itália?

Sou a Andressa , tenho 22 anos, estudo Arquitetura e Urbanismo na Universidade de Brasília (UnB) e vim para Turim na Itália estudar Arquitetura per Restauro e Valorização do Patrimônio. 

Há quanto tempo você mora em Turim e vai ficar por mais quanto tempo?

Cheguei em Torino setembro de 2013 , ou seja, estou aqui um pouco mais de 7 meses e ainda vou ficar 1 ano e três meses, totalizando 2 anos.

Como fez para ir estudar em Turim? Escolheu alguma agência de intercâmbio ou ganhou alguma bolsa de estudos de programas do tipo Ciências Sem Fronteira (CSF)?

Para chegar aqui entrei em uma seleção feita pela minha universidade, essa seleção faz parte de um acordo entre a UnB e a Polito (Politécnico di Torino) para Dupla Diplomação. Esse acordo faz basicamente uma troca de alunos brasileiros e italianos, permitindo obter os dois diplomas. 

Algum motivo especial para ter escolhido Turim?

Escolhi Turim, pois no meu curso de Arquitetura e Urbanismo só existe acordo para dupla diplomação aqui, eu não conhecia a cidade, só depois de ler o edital que fui procurar saber como era.

O que tem achado da cidade? Como é o clima, as pessoas, a cidade como um todo?

Quando cheguei, fiquei encantada com a cidade, com a arquitetura dos prédios, até então só vista nos livros. Cada dia eu descubro um lugar novo, vejo uma paisagem diferente e lá vai, me encanto outra vez. O clima em Torino não é muito estável, você deve estar sempre preparado para o frio e calor durante o mesmo dia, mesmo em um dia ensolarado pode fazer muito frio. Aqui as estações são bem definidas, no inverno chega a nevar, no outono as flores e folhas caem, na primavera elas florescem (a cidade fica linda!), e no verão é muito quente . Os torinenses são naturalmente menos cordiais que os brasileiros e, como em todo lugar, depende do estabelecimento, do humor e de como você se apresenta pra elas.

O que mais  gosta e o que não gosta tanto por aí?

O que eu mais gosto é em relação à comida, o “gelato” (sorvete), os variados cafés, e doces... tudo uma delícia por aqui, além das coisas únicas de Torino (como os “tourinhos” que jorram água pela rua) e é óbvio que não me canso de olhar sua arquitetura. Uma coisa que eu demorei a me acostumar foi com os cachorros, pois quase todos são gigantes e estão em toda parte, no ônibus, no restaurante, no shopping...

Que tipo de textos os leitores do Blog Brazuka irão encontrar no “Cantinho da Andressa”?

Desejo compartilhar cantinhos da cidade que estou vivendo, e das que eu vou dar uma passadinha. Curiosidades, dicas, passeios e aventuras que todo turista deve ter.

E aí, gostaram da novidade? Eu adorei e tenho certeza de que teremos muita dicas interessantes por aqui. Quer mandar alguma sugestão? Deixe seu comentário na caixa de comentários abaixo ou, se preferir, também pode escrever diretamente para nossa correspondente através do e-mail: andressa@brazuka.net.

Beijinhos…. 🙂 

7 comments

    • karineporto 12 April, 2014 at 21:39 Reply

      Obrigada, Bruna! (Sou eu, a Karine respondendo em nome da Andressa!hehehe). Tenho certeza de que teremos boas dicas por aqui! Bjs

  1. Vanessa Constanti 13 April, 2014 at 15:03 Reply

    Aaaaaah, q post lindo! Tbm sou prima e irmã babona, rs! Já estou na expectativa para ler o 1º post da nossa italianinha! Com certeza a parceria será um sucesso! Parabéns pelo blog, Kaká! Um beijo para as Pinheiros internacionais!!!!

Leave a reply

Translate »