Torino: Castello del Valentino

Castelo Valentino1O Castello del Valentino (ou Castelo Valentino) é o lugar de Torino que eu mais frequento. Vou lá pelo menos três vezes por semana, mas não só porque eu amo e moro a 10 minutos de distância à pé, mas sim porque é dentro dele que minhas aulas da faculdade acontecem.

Atualmente abrigando a Faculdade de Arquitetura da Politécnico De Torino, o Castelo Valentino se localiza dentro do Parque Valentino e atrás dele percorre o Rio Pó (um sonho, não?!). Todos os dias que percorro aquele espaço me maravilho com a grandeza que transmite sua história de realeza. Infelizmente, as janelas das salas onde ocorrem as aulas não têm o privilégio da vista para o rio, já que a maioria dos ateliês tem vista para o próprio castelo. Mas, quer saber? Nem dá pra reclamar, pois o castelo também é belíssimo!

Ao contrário do que todos pensam, as salas em que ocorrem efetivamente as aulas são todas modernas (em cada prancha/mesa tem suas duas tomadas e é munida de todo aparato para a projeção, as cortinas são fechadas por um botão na mesa do professor…) o que contrasta com exterior do edifício. Mas, o castelo ainda preserva algumas salas restauradas, com afresco e detalhes da época da Madama Maria; pena que estes espaços são usados no máximo para palestras aos alunos.

Castelo Valentino3

Um pouco da história do lugar

A construção do Castello del Valentino é do século XVI, mas sua forma atual se deve à Rainha Maria Cristina, esposa do Vittorio Amedeo I di Savoisa. Ela queria um castelo no seu gosto e as obras duraram 30 anos. Era usado como uma casa de férias. Depois disso, sofreu diversas modificações, foi abandonado, já foi usado só para mostras de arte e também como academia. Em 2006 foi escolhido como sede da Casa Itália nas Olimpíadas de Torino. Em 1860, escolhido pela faculdade de Engenharia Torinese, se transformou na sede de Arquitetura e Urbanismo da Politécnico de Torino.

Oficialmente, ele não é aberto ao público, mas como não dá pra saber quem é aluno ou não, se quiser é só entrar e olhar um pouquinho por dentro do Castelo (rs). Até o momento, a visão mais bonita que eu tive da cidade de Torino foi ver a neve caindo enquanto saída do Castelo Valentino. Parecia que eu estava dentro daquelas bolinhas de cristal de souvenir de Torino. hahaha

Castelo Vaentino4

Apesar de não ser exatamente uma atração turística oficial, acredito que o Castelo Valentino merece sim uma visitinha tanto por sua beleza arquitectônica quanto por sua história. 🙂

Volto em breve com mais detalhes de Torino.

Bjoo!

Andressa

Leave a reply

Translate »