Roteiro de um dia em Londres

Com bilhões de atrações espalhadas por diversos cantos da cidade, Londres é um dos lugares com o maior apelo turístico do mundo. São tantas opções que, na hora de planejar uma viagem pra as bandas de cá, fica difícil decidir que lugares visitar. Pior para quem quer fazer um roteiro de  um dia em Londres.

Pessoalmente, acho que uns 5 ou 6 dias é o tempo ideal para se visitar as principais atrações da cidade com uma certa calma. Pra quem tem esse tempo todo, acho até que dá para programar uma visitinha “fora de rota”, tipo pegar um trem para o castelo de Windsor ou fazer um tour “bate-e-volta” de ônibus pelos arredores de Londres como, por exemplo, o tour que fiz para Bath, Stratford-upon-Avon, and Stonehenge. Mas, a realidade é que nem todo mundo tem a sorte de poder contar com esse tempo todo e, às vezes, pode acontecer de a pessoa realente só ter um dia em Londres (isso mesmo, UM único dia) para conhecer “tudo”. Aí é complicado, né?

Nesses casos, a saída é priorizar o basicão mesmo, incluindo trechos que tenham mais a ver como estilo da pessoa. Foi exatamente isso que eu fiz quando minha prima (colaboradora do blog) Andressa, esteve por aqui em julho. Vindo de Oxford (onde acompanhou a apresentação de um trabalho acadêmico de uma amiga), a Dessa só tinha um dia para passear em Londres e queria aproveitar ao máximo. Então, montei um roteiro bem básico pelas atrações mais populares e, como ela é estudante de arquitetura, também inclui uma caminhada pela City (centro histórico e financeiro de Londres) pra que ela pudesse conferir o contraste entre moderno e antigo da arquitetura do lugar.

Roteiro de um dia em Londres

The Gherkin

Confira a minha sugestão de roteiro de um dia em Londres:

Londres em um dia:

roteiro

Passo-a-passo do roteiro de um dia em Londres:

-->Manhã

  • Big Ben
  • Abadia de Westminster
  • London Eye

Comece o dia visitando o ícone da cidade. Não dá pra vir a Londres e não tirar uma fotinho no Big Ben, né? E o bom é que ali naquela região tem também a Abadia de Westminster (onde ocorreu o casamento do príncipe William e Kate) e, logo do outro lado da ponte, fica a London Eye.

Roteiro de um dia em Londres

Big Ben

Por conta do tempo curto, não acho que seja tão imprescindível fazer a volta de 30 minutos na London Eye. Nós não subimos, apenas registramos em fotos. Mas, se você fizer mesmo muita questão, pelo menos compre o ingresso online para não perder tempo na fila de ingresso (a fila para subir será inevitável e dependendo do dia poderá ser bem longa).

Roteiro de um dia em Londres

London Eye

Atravesse de volta a ponte de Westminster e siga pela Whitehall em direção a Trafalgar Square. Na passagem, aproveite para ver onde fica a residência oficial do primeiro ministro britânico (10 Downing Street) e a Horse Guard Parade.

  • Trafalgar Square
  • National Gallery

Acho legal reservar algum tempo para passear um pouco pela National Gallery. Localizada no meio da Trafalgar Square, a galeria tem entrada gratuita e conta com um acervo lindo, que inclui pinturas de ícones como Vincent van Gogh, Claude Monet e Michelangelo (confira aqui a lista de 30 pinturas imperdíveis sugerida pela própria galeria). Sinceramente, acho que até leigos sobre arte, como eu, deveriam dar um jeitinho de garantir a visita para aproveitar a chance de ver (de graça!!) obras de nomes tão conhecidos. Não existe correria que justifique a sua não entrada, mas não esqueça do tempo. Escolha as obras que quer ver, e de posse do mapa da galeria vá direto ao ponto. O restante, só dá mesmo pra passar o olho.

Roteiro de um dia em Londres

Dentro da National Gallery

Saindo da National Gallery, atravesse a rua em direção ao Admiralty Arch, um arco que dá acesso ao The Mall (a avenida que leva ao palácio de Buckingham).

Roteiro de um dia em Londres

Batendo na porta de Betinha

Tão imprescindível quanto o Big Ben é uma visitinha a casa da vovó Beth. E com um pouco de sorte, pode ser que o seu único dia em Londres coincida com o dia da troca de guarda (confira as datas da troca de guarda aqui). Daí, você não só conhece o palácio de Buckingham como também vê os soldadinhos de chumbo em ação. Se esse for o seu caso, você terá que acelerar ainda mais a sua manhã para chegar lá a tempo, pois a troca começa as 11h e dura 45 minutos. Mas caso você não tenha a sorte de estar aqui no dia da troca, aproveite para tirar umas fotinhos com os soldadinhos que ficam na entrada/saída do estábulo, que fica do lado direito da avenida em frente ao palácio (The Mall).

Roteiro de um dia em Londres

Soldadinho de chumbo

Saindo do palácio, aproveite para passar pelo Green Park e (tentar) alimentar os nossos amiguinhos esquilos. O Green Park pode até não ser um dos parques mais populares de Londres, mas com certeza vai te dar uma ideia de como os londrinos adoram aproveitar esses espaços verdes espalhados pela cidade.

Roteiro de um dia em Londres

Green Park

A essa altura, já deve ser algo em torna das 13h e você já deve está com fome. Procure a saída do parque (é só seguir reto, parque adentro no sentido oposto ao palácio) e vire a direita, subindo em direção a Piccadilly Circus.

  • Piccadilly Circus
  • Enfim, pausa para o almoço!

Eu sei que a fome já bateu, mas antes de almoçar, ainda dá tempo de parar para fazer umas fotinhos na estátua do Eros, na famosa praça londrina Piccadilly Circus. Não se decepcione ao perceber que não há muita coisa pra ver em Piccadilly, além dos outdoors luminosos. Concentre-se na vibração da área, no vai e vem de turistas, nos ônibus double-deck passando... acho tudo isso muito londrino!rs

Roteiro de um dia em Londres

Piccadilly Circus

Agora é hora de almoçar! Não tenho exatamente uma lista de sugestões, mas por ser uma região extremamente turística, os arredores de Piccadilly Circus tem um mundo de opções. Pra quem está querendo ganhar tempo (e economizar) vale considerar os buffets chineses de China Town, mas a região tem também Jamie Oliver’s Diner, Yo Sushi, Pizza Express, rodizio brasileiro Preto... nem dá pra listar. Nós comemos rapidinho no Yo Sushi. Aproveite para descansar as pernas e bom apetite!

-->Tarde

  • Regent Street
  • Oxford Street
  • British Museum

Saindo de Piccadilly Circus, siga pela Regent Street que, apesar de ser “apenas” uma rua comercial, é cercada de prédios lindíssimos. Já quase no fim da Regent Street, você vai se deparar com uma junção entre a Regent Street e a Oxford Street, que é chamada de Oxford Circus. Guardadas as devidas proporções, a Oxford Street é a Rua Grande (MA), Monsenhor Tabosa (CE) ou 25 de março (SP) de Londres. 🙂 Infelizmente, as comprinhas terão que ficar pra próxima, pois é hora de seguir para o British Museum. Em meio a muvuca de gente, pegue um ônibus indo para a direita, no sentido Holborn. Dá pra ir andando, mas vamos poupar os pés! Desça no ponto do museu.

Roteiro de um dia em Londres

The British Museum

O British Museum é um dos meus preferidos, tanto pela variedade do acervo quanto pelo conteúdo. Acho tudo lindo e impressionante. É uma viagem no tempo que eu sempre recomendo e, o melhor, também é gratuito!! Adoro a parte egípcia, a britânica dos tempos romanos, a chinesa... é muita coisa linda. Acho que ficamos cerca de 1h (não lembro exatamente) no museu e, claro, não deu pra explorar tudo. Mas, acho que valeu mesmo assim.

Roteiro de um dia em Londres

Dentro do British Museum

  • London Bridge
  • The Shard
  • Tower Bridge
  • Tower of London

De Holborn seguimos para a região de London Bridge. A melhor maneira de chegar até London Bridge é, com certeza, de metrô e digo isso com conhecimento de causa, pois quase matei a minha prima de tanto andar (tadinha!). Então, super recomendo que você pegue um ônibus para a estação de Holborn ou de Tottenham Court Road e faça as conexões até London Bridge.

Roteiro de um dia em Londres

The Shard

Exploramos um pouco os arredores de London Bridge, passamos pelo The Shard (o prédio mais alto da Europa Ocidental), e passeamos um pouco pela margem do rio em direção a Tower Bridge. A essa altura, nosso sushi já tinha ido para as cucuias e resolvemos jantar por ali, com vista para a Tower Bridge. A título de informação, lá tem um restaurante Strada que tem uma vista bem bacana (foi onde jantamos). Mas, basta caminhar pela margem do rio para encontrar outras opções de restaurantes. Saindo do nosso jantar, cruzamos a Tower Bridge em direção a Tower of London, que é um forte onde ficam guardadas as jóias da realeza britânica e onde, no passado, já funcionou uma prisão. Obviamente, não entramos, mas valeu a vista.

Roteiro de um dia em Londres

Tower Bridge

 

Roteiro de um dia em Londres

Tower of London

  • The City
  • Catedral de Saint Paul

Como falei no inicio, minha prima é estudante de arquitetura e, portanto, achei que seria interessante mostrar a City pra ela. Pra quem se interessa por arquitetura, acho que a City é um prato cheio de prédios modernos e prédios antigos coabitando de certa forma harmoniosamente.

Roteiro de um dia em Londres

Prédio futurístico do Lloyds (que eu acho bem feio!)

Já encerrando nosso tour, seguimos em direção a catedral de Saint Paul. A minha dica aqui é que você suba até o topo do shopping center One New Change de onde se tem um vista privilegiada da cúpula catedral e de Londres. Se pegar o por do sol então... Aproveite para tomar um drink no Madison Tapas & Cocktail Bar.

Roteiro de um dia em Londres

Cara a cara com a catedral de Saint Paul

Retornamos de ônibus em tempo de passarmos pelo Big Ben durante a noite (a cara de acabada é um patrocínio da intensa bateção de perna!).

Roteiro de um dia em Londres

No busão voltando pra casa acabadas de cansadas!

E assim encerramos nosso intensivão de Londres. Vale lembrar que a Andressa esteve aqui no verão, o que nos permitiu um dia mais longo. Não esqueça de levar esse fator em consideração quando for planejar sua visita. Então, o que acharam do meu roteiro? Deixem suas dúvidas, dicas, sugestões... Prometo ir melhorando e incluindo outros roteiros aos poucos.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG

Faça suas reservas aqui pelos links do blog e dê uma forcinha a essa brazuka que vos fala. Sempre que você fizer alguma reserva ou comprar seus ingressos para sua viagem utilizando os links aqui do blog, as empresas me pagam uma pequena comissão (sem que você pague mais nada por isso, claro!). Promete que vai reservar por aqui?

Reserve seu hotel pelo Booking.com

Faça seu seguro de viagem da Real Seguro Viagem

Compre seu ingresso para as principais atrações

 

Leave a reply

Translate »