Navio de guerra em Londres: HMS Belfast

Conheça o Navio de guerra em Londres: HMS Belfast. Diariamente, milhares de turistas passeiam pelas margens do rio Tâmisa, nas imediações de um dos mais conhecidos cartões postais da cidade: a Tower Bridge. A ponte é realmente super popular e chama a atenção por sua imponência e beleza, mas uma outra atração localizada naquela área também atrai os olhares e intriga a quem passa por ali. Estou falando do navio de guerra HMS Belfast que fica ancorado na margem sul do rio Tâmisa, perto da Tower Bridge.

Navio de guerra em Londres: HMS Belfast

HMS Belfast

Quem chega naquela região logo nota a presença daquele navio imenso e, é claro, rola logo uma curiosidade a respeito dele. Pois bem, saiba que você pode matar a sua curiosidade e conhecer o interior do antigo navio de guerra que hoje é um museu. Sim, isso mesmo! O HMS Belfast hoje em dia é um museu que faz parte da família Museus Imperiais de Guerra (Imperial War Museums) – grupo de britânico com vários museus sobre guerras envolvendo o Reino Unido e os países da Commonwealth.

Eu fui conhecer o interior do navio acompanhada da dupla de sobrinhos do lado sérvio/italiano da família e fiquei bem surpresa com a quantidade de coisas que tem pra se ver lá dentro. Mais um passeio para crianças bem legal aqui em Londres!

Navio de guerra em Londres: HMS Belfast

Eu e meus sobrinhos aproveitamos muito!

Como foi o passeio?

A entrada em terra do HMS Belfast foi toda reformada e hoje conta com uma lojinha e um café com um terraço bem bonitinho parte de cima. Você tem que entrar na lojinha, passar pelo caixa/guichê para ter acesso a plataforma que leva ao navio. O melhor é comprar seu ingresso online, mas também dá pra comprar lá mesmo.

Navio em Londres HMS Belfast

O café e entrada para o navio

Já dentro do navio, a sua visita é feita no seu próprio ritmo, ou seja, não existe um roteiro obrigatório a ser seguido, mas eu aconselho a pegar um guia de áudio (que é grátis) logo no começo do saguão do navio pra facilitar o entendimento das diversas áreas.

E o que tem pra ser visto no lá dentro? O passeio é dividido em três categorias:

  • Vida na Guerra – áreas que mostram como era a atuação durante conflitos de guerra;
  • Vida a bordo – áreas que retratam o dia-a-dia da tripulação de 950 marinheiros. Como dormiam, comiam, cuidavam dos dentes, lavavam roupa etc.
  • Funcionamento interno – áreas que mostram a parte “técnica” da coisa como quarto do motor, sala de operações, radares e afins.

Levamos umas 2 horas explorando o navio e acho que ainda dava pra ficar mais. Achei bem interessante ver de perto todo aquele maquinário e armas de guerra, mas acima de tudo, achei interessante me sentir a bordo de um navio que esteve em combate. É um sentimento meio louco. Tentei imaginar o que se passava na cabeça daqueles tripulantes no meio de uma batalha, carregando os misseis, vendo nos radares a posição do inimigo. Também imaginei como seria dormir naquelas camas tão pequenas, comprar kit-kat na mercearia (sim, tinha uma lojinha a bordo!). Enfim, foi um passeio no tempo e, pra minha grata surpresa, eu adorei.

Navio de guerra em Londres: HMS Belfast

Video explicando o funcionamento dos equipamentos de guerra

Navio em Londres HMS Belfast

Marinheiros em ação guiando o cruzador de guerra mais rápido da época

Navio em Londres HMS Belfast

Central de controle e os radares que eram top de linha

Navio em Londres HMS Belfast

Como eram os dormitórios dos oficiais

Outro que adorou o passeio foi o sobrinho de (quase) 8 anos, o Nicola, que estava super empolgado, tentando assistir a todos os vídeos explicativos e subindo e descendo escada como se fosse o capitão do navio. Até a Emília, sobrinha pingo de gente de 2 anos, aproveitou. Achei uma ótima dica para quem vem para Londres com crianças, principalmente pequenos em idade escolar. Mas atenção, é sim um passeio bem interessante, porém, é preciso bastante cuidado com crianças pequenas já que o lugar é cheio de escadas e outros perigos. #ficaadica

Navio em Londres HMS Belfast

O capitão

Navio em Londres HMS Belfast

Navio em Londres HMS Belfast

Conheça um pouco do HMS Belfast

Construído em 1936 por Messrs Harland & Wolff of Belfast, o HMS Belfast foi inaugurado em março de 1938 e em agosto de 1939, pouco antes da eclosão da II Guerra Mundial, foi designado a integrar a marinha real britânica (Royal Navy), sob o comando do capitão George Arthur Scott. Daí a origem do prefixo HMS, que é uma abreviatura do titulo atribuído aos navios da marinha real britânica que significa Her Majety’s Ship (“Navio da Vossa Majestade”)

Navio em Londres HMS Belfast

Projetado para atuar em ações de ofensiva e na proteção do comércio naval, o HMS Belfast serviu no patrulhamento das águas do norte da Grã-Bretanha, ajudando no bloqueio marítimo contra as investidas da Alemanha. Porém, após apenas dois meses de atuação, o navio atingiu uma mina alemã e foi bastante danificado, ficando três anos em manutenção.

De volta a ativa em 1942, o HMS Belfast retornou com o que havia de mais avançado em sistemas de radares e com poder de fogo superior, sendo considerado o mais poderoso cruzador marítimo daquela época. O navio foi peça fundamental na manutenção da rota de comércio que levava suprimentos vitais a antiga União Soviética durante a guerra. O HMS Belfast também foi peça chave na batalha ocorrida no Cabo Norte, na qual a ofensiva britânica liderada pelo navio HMS Duke of York afundou o navio alemão Scharnhorst e seus 1,963 tripulantes.

Ainda durante a Segunda Guerra Mundial, o Belfast continuou servindo na proteção dos comboios marítimos e em outras missões, inclusive participando do Dia-D na costa da França – operação que deu inicio a libertação europeia do domínio nazista. O navio ainda atuou na Guerra da Coreia e, posteriormente, em inúmeras ações de paz até ser aposentado em 1963.

Em 1971, o HMS Belfast foi transformado em museu numa iniciativa do Imperial War Museums para preservar pelo menos um navio cruzador da Segunda Guerra Mundial (ele é o único navio do seu tipo ainda existente).

Navio em Londres HMS Belfast

Navio de guerra em Londres: HMS Belfast

Preço do ingressos em 2017

  • Adulto – £16 (incluindo doaçao, sem doação custa £14.50)
  • Criança até de 5 a 15 anos – £8 (sem doação £7.25)
  • Criança (menor de 5 anos) – Grátis
  • Pacote família-1 (1 adulto e 2 crianças) – £27.20
  • Pacote família-2 (2 adultos e 2 crianças) – £ 40.80

*Para mais opçõeses de ingressos visite o site do navio 

Horário de funcionamento

O HMS Belfast está aberto diariamente, incluindo feriados, com exceção dos dias 24, 25 e 26 de dezembro e 4 e 5 de janeiro. Os horários de funcionamento variam um pouco entre o verão e o inverno (confira aqui mais detalhes sobre horários e dias de funcionamento).

  • Inverno – 10h as 17h (última entrada as 16h)
  • Verão – 10h as 18h (última entrada as 17h)

Como chegar?

A estações de metro mais próximas são as de London Bridge (Northern and Jubilee Line) que fica a 5 minutos de caminhada e Tower Bridge (District and Circle Line) que fica do lado oposto do rio a 10 minutos de caminhada do navio.

 

3 comments

Leave a reply

Translate »