Passeio pelo centro histórico de São Luís

Procurando o que fazer em São Luís, Maranhão? Então, chegue mais que vamos dar super dicas para você aproveitar melhor a sua visita a São Luís, e vamos começar pelo centro histórico. Sim, independente de quantos dias você vai ficar na cidade, sugiro que você inicie sua visita pelo centro histórico, que é onde fica a maior parte dos pontos turísticos de São Luís.

O que fazer em São Luís-MA

Centro histórico de São Luís-MA

 

O centro histórico da cidade é bem grande, mas um bom ponto de partida é o Reviver, que corresponde a uma pequena área do centro histórico que passou por um processo de restauração e revitalização arquitetônica. Pena que as melhoras obtidas com o Projeto Reviver tenham se perdido com o tempo por falta de cuidado e manutenção, e muitos casarões estejam abandonados e caindo aos pedaços. De qualquer forma, ainda é ali, entre um casarão secular e outro, que nossos visitantes conseguem entender melhor o valor histórico e cultural da nossa cidade.

 

Rua Portugal

Particularmente, acho os arredores da rua Portugal um verdadeiro charme. Com seus casarões com fachadas de azulejos coloniais, essa rua é um ponto estratégico para vários registros fotográficos belíssimos. Naquelas imediações você também poderá visitar o Museu de Artes Visuais do Maranhão e aproveitar para fazer comprinhas nas diversas lojinhas de artesanato da Feira da Praia Grande.Rua Portugal no centro histórico de São Luís-MA

Museu de Artes Visuais do Maranhão

Endereço: Rua Portugal, 273 – Praia Grande

Telefone: (98) 3218-9938 / 3218-9939

 

Casa das Tulhas

A Feira da Praia Grande é como ficou popularmente conhecida a Casa das Tulhas, que nada mais é que um mercado bem simples, localizado bem no centro da Praia Grande, onde se pode comprar artesanato e algumas iguarias locais como camarão seco, farinha, doces e a famosa Tiquira.Camarão seco

Tiquira na Feira da Praia Grande em São Luís-MA

 

Pra quem não sabe, a Tiquira é uma aguardente de coloração lilás, feita a partir da mandioca. Diz a lenda que após tomar tiquira não se deve molhar a cabeça, pois corre-se o risco de ficar doido ou até morrer. Verdade ou mentira, fato é que o teor alcoólico da Tiquira é altíssimo, por isso é bom mesmo ter cuidado com ela. Para os mais entusiasmados, é possível provar a danada dentro da Casa das Tulhas.

Casa das Tulhas

Endereço: Rua da Estrela, 184 - Centro

Funcionamento: 8h as 20h

 

Centro de Cultura Popular Domingo Vieira Filho

Outra opção na região é o Centro de Cultura Popular Domingo Vieira Filho., localizado na Rua do Giz.Acervo referente a Festa do Divino Espírito Santo

 

Se você tem curiosidade a respeito das manifestações culturais locais, lá você poderá conferir indumentárias e outros detalhes de celebrações como Festa do Divino Espirito Santo de Alcântara, Tambor de Crioula, carnaval, bumba-meu-boi e outros. Não espere nada muito elaborado, são “apenas” representações desses festejos. Mas, se esse assunto for do seu interesse, com as explicações do guia é um passeio interessante. E o casarão que abriga o centro cultural também é uma atração a parte.

Centro de Cultura Popular Domingo Vieira Filho

Endereço: Rua do Giz, 221 - Praia Grande

Telefone: (98) 3228-9925/ 3218-9926

Funcionamento: 9h as 18h

 

Igreja da Sé

Ainda na Rua do Giz, você pode optar por subir a escadaria em direção a Igreja da Sé ou Catedral de Nossa Senhora da Vitória.

Igreja da Sé

 

A origem da igreja data de 1690 (quando esta ainda pertencia aos jesuítas), mas o prédio que se vê hoje passou por significativas reformas nos séculos XIX e XX. É um prédio muito bonito e aberto para visitação. Só lembre-se de evitar ir no horário de almoço, pois eles fecham nesse período.

Igreja da Sé

Endereço: Av. Dom Pedro ll, S/N - Centro

 

O que fazer em São Luís: Mais opções

E como ser turista em casa nem sempre é tarefa fácil (pouco tempo pra muita saudade da família pra matar), não consegui levar o Lazar para ver tudo. De qualquer forma, vou deixar aqui a minha lista de pontos turístico bacanas na região do centro histórico que não visitei dessa vez, mas que recomendo.

  • Palácio dos Leões  (Avenida Dom Pedro II, s/n, Centro)
  • Teatro Arthur Azevedo (Rua do Sol, s/n – Centro – (98) 3218-9900)
  • Museu Histórico e Artístico do Maranhão –MHAM (Rua do Sol, 302 – Centro – (98) 3218-9920)
  • Convento das Mercês (Rua Da Palma, 502, Centro - (98) 3222-8400)
  • Casa do Maranhão (Rua do Trapiche s/n- Praia Grande – (98) 3218-9954)
  • Casa de Nhozinho (Rua Portugal, 18 Praia Grande – (98) 3218-9951)

 

Confira mais alguns registros do centro histórico de Sao Luis:

Rua do Giz

Rua do Giz

Namoradeiras em São Luís-MA

 

 

6 comments

  1. Rafael Fiúza 19 December, 2015 at 14:52 Reply

    Ótimo post amigo. Irei ao Maranhão a trabalho e terei pouco tempo de estadia, mas gostaria demais de conhecer o Centro Histórico. Porém em diversas pesquisas vi que não funciona nem aos domingos nem nas 2as feiras. É verdade isso? Estarei lá de sábado à noite até 2a à noite, e não acredito que não conseguirei conhecer… Vc sabe dizer se isso é verdade?

    • karineporto 22 December, 2015 at 13:46 Reply

      Oi Rafael, desculpa ter demorado responder. Estou viajando e aqui minha internet tem sido limitada. Tentei checar a informação pra te dizer com mais certeza, mas não consegui confirmar. Até onde eu sei, as segundas tudo funciona sim, mas realmente, aos domingos muita coisa fecha no centro. Porém, tem como aproveitar algumas coisas como o mercado, a igreja da Se, os barzinhos a noite, só não deve ter acesso aos museus (mas cheque no seu hotel). Desculpe nao poder ajudar mais! 🙁 Espero que goste da cidade!

    • karineporto 24 December, 2015 at 05:59 Reply

      Oi Rafael, conseguí confirmar com o Fábio Henrique Carvalho (sub-prefeito do centro de São Luís – obrigada pela atenção Fábio!!) que, no geral, todos os pontos funcionam aos sábado e domingos sim. Porém, aos domingos algumas lojas só abrem pela manhã e opções para comer por lá também são limitadas – somente o La Pizzaria funciona, que por sinal foi bem recomendada pelo Fábio! 🙂

  2. Heloisa Rodrigues Costa 30 May, 2017 at 02:39 Reply

    Muito legal precisava fazer um trabalho e só nesse blog ja consegui varias informações
    parabens!!!

Leave a reply

Translate »