Onde comer em São Luís: 3 dicas de restaurantes deliciosos

Continuando nossos posts sobre a minha linda ilha do amor, hoje vamos falar de comida boa! Separei 3 dicas de lugares super delícia para comer em São Luís. É claro que a cidade tem outras opções igualmente muito boas, mas pra garantir que o post reflita impressões mais atuais, vou me limitar aos três lugares que visitei nesta minha última passagem por lá.

1. Restaurante-Escola Senac

Como o próprio nome sugere, o Restaurante-Escola Senac nada mais é que um restaurante onde alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) põem em prática o que aprenderam em sala de aula. Falando assim, pode até parecer cilada ou que você irá servir de "cobaia", mas não. Tanto a turma da cozinha quanto dos garçons mostraram que aprenderam tudo direitinho.

Durante o almoço o restaurante funciona em esquema de buffet e paga-se R$38,00 (R$48,00 as sextas-feiras que é dia de frutos do mar) por cabeça para comer a vontade. Isso mesmo, pode repetir quantas vezes quiser e a sobremesa já é inclusa! Já o jantar funciona a la carte.

IMG_1121

IMG_1125

Achei a comida deliciosa, o ambiente super agradável e, de quebra, ainda rola um piano ao vivo. E pra deixar tudo perfeito, o restaurante fica bem no centro histórico de São Luís, o que facilita muita a vida de quem quer dedicar um dia inteiro para explorar as ruas e museus da região. O restaurante funciona num casarão super gracinha na esquina da Rua do Giz com a Rua de Nazaré, bem perto da Igreja da Sé.

Restaurante-Escola do Senac em São Luís-MA

Restaurante-Escola do Senac em São Luís-MA

Aberto de segunda a sábado, funciona nos seguintes horários:

  • Almoço: Segunda a sábado, das 12h as 15h.
  • Jantar: Quinta a Sábado, a partir das 19h as 23h

Atenção! O cardápio do almoço muda dependendo do dia da semana. De segunda a quarta é variado, as quintas servem culinária regional e as sextas servem frutos do mar. Fomos no dia de culinária regional e a variedade de opções foi impressionante. Tinha arroz de cuxá, vatapá, carne de sol, carne assada, bode ao leite de coco… Era tanta coisa que nem lembro de tudo, só lembro que estava uma delicia! Vale a pena a visita!

IMG_1130

RESTAURANTE-ESCOLA SENAC - $$

Rua de Nazaré, 242, Centro

São Luís, Maranhão

Telefone: (98) 3198-1100

http://www.ma.senac.br/restaurante-escola/

 

2. Restaurante Cabana do Sol

Outra opção bem gostosa é o Restaurante Cabana do Sol que fica localizado em dois endereços, um na Ponta D’Areia e outro na Avenida Litorânea (o terceiro restaurante deles fica em Imperatriz-MA).

IMG_1191

Um dos ambientes do restaurante Cabana do Sol - Av. Litorânea

 

Acredito que o Cabana do Sol seja um dos restaurantes mais badalados pela turistada que visita a cidade, já tendo sido premiado diversas vezes pelo Guia Quatro Rodas. Para mim, a grande vantagem do Cabana do Sol é a generosidade dos acompanhamentos. Para se ter uma ideia, a carne de sol vem com uma pequena porção de arroz branco, creme de mandioca, macaxeira cozida, feijão tropeiro e paçoca. Se duvidar tem mais coisa e eu não estou lembrando.

IMG_1189

Feijão tropeiro

 

Pessoalmente, eu adoro a Picanha Fatiada e a Carne De Sol De Filé deles, mas eles também servem galinha caipira, peixes, mariscos etc. Ah! E eles tem também uma tal de Salada PH Especial que eu amo (ainda descubro que molho eles usam nessa salada) e a famosa entradinha de pastel de carne com geleia de pimenta.

IMG_1185

O segredo dessa salada é o molho! Hum…

IMG_1184

Pastel de carne moída com geleia de pimenta

RESTAURANTE CABANA DO SOL - $$$

  • Farol de São Marcos
(Ponta D’Areia)

Rua João Damasceno, 24 A, Farol de São Marcos

São Luís, Maranhão

Telefone: (98)3304-4235 / (98)3235-2586 / (98)3227-6270

  • Litorânea

Av. Litorânea, Nº10,
Calhau

São Luís, Maranhão

Telefone: (98)3227-7761 / (98)3227-3794

  • IMPERATRIZ (MA)

Rua Antonio Miranda, Nº1761,
Bairro Entrocamento

Imperatriz – MA

Telefone: (99)3524-0592

 

3. Restaurante Coco Bambu

A minha terceira dica é o restaurante Coco Bambu, o estabelecimento mais novo das minhas três indicações e que faz parte de uma rede que pode ser encontrada em diversas cidades brasileiras.

O Coco Bambu de São Luís fica num prédio bem bonito, sofisticado e amplo (são três andares) localizado no bairro do Calhau. Para quem estiver de carro, eles tem estacionamento próprio, o que é um ponto positivo no quesito segurança. Eles também tem um cardápio super variado de peixes, carnes, mariscos, saladas e até pizza, só que achei o preço um pouco salgadinho. Mas, a comida é muito boa mesmo!

Pedimos um prato que ao que parece é o campeão de vendas do restaurante: Camarões Internacional. O prato é um arroz cremoso de camarão ao molho banco, gratinado com queijo mozzarella e servido com batata palha. Muito bom mesmo, mas a combinação creme e queijo pode ser um pouco enjoativa. Sorte que nós também pedimos uma Carne de Sol Maranhense (ou seria nordestina? Desculpem-me, não lembro o nome!) que estava di-vi-na! Eu continuo sendo muito fã da carne de sol da Cabana do Sol, mas essa que eu comi no Coco Bambu foi de tirar o chapéu.

img2

IMG_1083

Carne de sol do restaurante Coco Bambu em São Luís-MA

RESTAURANTE COCO BAMBU - $$$$

Av. Colares Moreira, 01 - Quadra 19 - Calhau

São Luís – MA

Telefone: (98) 3268-7400

 

E pra beber?

E pra fechar minhas dicas, seja qual for o restaurante que você escolher, não deixe de pedir o legítimo refrigerante maranhense: Guaraná Jesus. Pra quem não conhece a história, o guaraná Jesus foi inventado pelo farmacêutico maranhense Jesus Norberto Gomes, numa tentativa frustrada de inventar um xarope. O remédio pode não ter dado certo, mas o Sr. Jesus conseguiu inventar uma das grandes paixões e orgulhos do paladar dos maranhenses. Qualquer dia faço um post explorando melhor a história desse refrigerante tão popular no Maranhão, mas enquanto isso, se você for ao Maranhão não esqueça de pedir a sua latinha ou garrafa. (E querendo mandar uma caixa pra mim, é só mandar uma mensagem!rs).IMG_1133

Leave a reply

Translate »