Os encantos do Porto e o II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros

Dentre as alegrias que o meu singelo blog me traz, fazer novos amigos é uma das que eu mais prezo. Seja através das redes sociais, dos comentários nos posts, dos e-mails ou em eventos que vou por conta do Blog Brazuka, tenho tido muita sorte de encontrar um monte de gente bacana por aí. Desta vez, este bloguinho me levou a Portugal onde eu fiz parte do seleto grupo de 45 blogueiros participantes do II Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros (IIEEBB), evento impecavelmente organizado pela Rita Branco – cérebro e sorrisão pro traz do blog ‘O Porto Encanta.

DSC05795

Rio Douro

Durante dois dias (um pouco mais para alguns sortudos que chegaram antes ou foram embora depois), tive a honra de conhecer vários blogueiros brasileiros que dedicaram um fim de semana de novembro para trocar experiências com outros colegas e, de quebra, descobrir os encantos e delícias do Porto. Foram dois dias de comilança da mais alta qualidade e, claro, de muito aprendizado com vários blogueiros que já me inspiravam no mundo virtual e que, agora, ganharam a minha admiração no mundo real. Também pude descobrir outros tantos colegas cujo trabalho eu ainda não conhecia e achei demais perceber que em quase todo cantinho do mundo tem um(a) brazuka fazendo e contando suas histórias.

Antes de falar sobre o encontro em si, quero demonstrar aqui todo o meu carinho a esses meus novos amigos da blogosfera que dedicam seu tempo, energia e criatividade para inspirar pessoas através de seus blogs. Muito obrigada por terem feito do IIEEBB o sucesso que foi – e muito obrigada (mas muito mesmo) por terem me inspirado com o trabalho que fazem.

Quem fez parte do encontro?

Ana Beatriz Freccia (O Mundo Que Eu Vi), Carolina Kina (Carta Sem Portador), Ciane Deppe (Handmade By Savanna), Claudia Boemmels (Brasileiros Mundo Afora), Cristina Rosa (Sol De Barcelona), Daniel Duclos (Ducs Amsterdam), Elena Paschinger (Creativelena), Fabiane Fernandes e Erick Gutierrez (Euro Dicas), Hely Campos (Barcelona Emociona), Irina Vieira (Cantinho da Irina), Ivo Madaleno (Pintaram Guy), Juliana Bezerra (Rumo a Madrid), Juliana Guimarães e Diego Esteban (Eu Ando Pelo Mundo), Karine Keogh (Ká Entre Nós), Larissa Andrade (Esto Es Madrid), Liliana Stahr (Catálogo de Viagens), Luciana Rodrigues (Roma Pra Você), Luíza Antunes (360 Meridianos), Luli Monteleone (Trend Tips), Mage dos Santos (Milão Nas Mãos), Mônica Barbosa (De Caté Por Barcelona), Naiara Back e Gisele Almeida (Viajar Pela Europa), Nicole Plauto e Pacellí Luckwu (Agenda Berlim), Paula Albuquerque e Flávia Motta (Almost Locals), Paula Augot (No Mundo da Paula), Pedro Richardson (Travel With Pedro), Priscila Roque e Rafael Boro (Cultuga), Priscilla Dieb (Chicken or Pasta), Renata Inforzato (Direto de Paris), Rita Branco (O Porto Encanta),  Susana Ribeiro (Viaje Comigo), Suzana Paquete (That Good Trip), Viviane Monteiro (Vivi em Madrid).

 

Vamos falar do IIEEBB?

O primeiro Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros aconteceu no ano passado, em Barcelona, sob a batuta da Cristina Rosa. Por motivo$$$ além do meu controle eu não pude ir naquele encontro, mas só de acompanhar as fotos que rolaram no Facebook da turma que foi, pude perceber que aquele evento era especial. Por isso, esse ano não pensei duas vezes e dei meus pulinhos para conseguir ir.

DSC05583

Casa da Música

A Casa da Música, que é a principal sala de concertos do Porto, foi o nosso ponto de encontro para as palestras. Construída quando o Porto foi a Capital Europeia da Cultura em 2001, a Casa da Musica divide opiniões no quesito arquitetura, mas achei muito legal saber que eles oferecem ingressos com preços bem acessíveis numa tentativa de popularizar a música clássica, ainda tão elitizada. (Obrigada a nossa guia Mariza pelas informações!)

DSC05584

Blogueirada ligada nas informações dadas pela Mariza

Deixando de lado os mimos que o Porto nos ofereceu (hotel, comida, traslado, comida de novo, presentinhos, mais comida etc.), outra coisa que curti muito nesse encontro foi a generosidade com que cada um compartilhou suas experiências. Como uma “travel blogger wanna be” sou, foi revigorante ouvir cada palestra e depois poder trocar ideias com tantos blogueiros experientes. Foi muito bom ver exemplos de trabalho lindos que vem sendo desenvolvidos com extremo profissionalismo e, melhor ainda, ver frutos sendo gerados dessas discussões a exemplo da Associação de Blogueiros de Língua Portuguesa de Madri (resultado do IEEBB). Qual será o primeiro fruto desse segundo encontro? Aguardemos!

Veja aqui quem foram os palestrantes top do IIEEBB:

Cristina Rosa, Sol de Barcelona

Daniel Duclos, Ducs Amsterdam

Elena Paschinger, Creativelena

Heloisa Righetto, Aprendiz de Viajante

Ivo Madaleno, Pinstagramguy

Susana Ribeiro,Viaje Comigo

 DSC05594

Agradecimentos

O IIEEBB só foi possível porque contamos com o apoio fundamental da Associação do Turismo do Porto que, em parceria com um monte de empresas bacanas, fez com que nossa estadia no Porto fosse perfeita.

A começar pelo hotel, foi tudo de primeira qualidade! Nosso grupo foi dividido entre três excelentes hotéis 5 estrelas, localizados na Boavista: Porto Palácio Hotel & Spa (onde fiquei hospedada e sobre o qual vou escrever com mais detalhes num próximo post), Crowne Plaza Porto e Sheraton Porto Hotel & Spa. Os três hotéis ficam bem perto um do outro e, apesar de não estarem no centrão turístico do Porto, ficam numa área premium da cidade e tem opções de transporte super fácil. Para saber mais de cada hotel, não deixe de visitar os blogs dos demais blogueiros para descobrir o que cada um desses hotéis tem de especial e único.

DSC05691

Turma do Porto Palácio

DSC05610

Restaurante Fish Fixe

No quesito comilança, o Porto deu um show de sabor e fartura! Fomos muito bem recebidos no Restaurante Fish Fixe, Casa da Fundação Serralves e Taylor’s. E a tal “turma-sortuda-que-chegou-antes” ainda teve mais! Já na sexta-feira eles foram recepcionados com um jantar maravilhoso no Restaurante os Lusíadas, desfrutaram o tour gastronômico Taste Porto Food Tour, degustaram diversos azeites de oliva, e ainda fecharam o domingo com chave de ouro com um jantar no hotel NH Collection Porto. Ou seja, já tenho deliciosas desculpas para voltar ao Porto e experimentar essas delicias que perdi, pois a julgar por tudo o que comi, a culinária portuense é, indiscutivelmente, um dos pontos fortes do lugar. Não tem como não amar!

DSC05655

Livraria Lello

Sobre os passeios que fizemos, destaque para a Livraria Lello que visitamos durante nosso passeio pela parte antiga da cidade; nosso passeio de bicicleta pela orla; o passeio de bondinho ou em bom sotaque lusitano passeio de elétrico; o Centro de Congresso da Alfândega do Porto, que foi de onde partimos para nosso passeio de barco pelo rio Douro; e, por fim, uma voltinha pela Caves de Vinho do Porto da Taylor’s.

DSC05696

Passeio de bicicleta

DSC05733

Elétrico do Porto

DSC05899

Caves da Taylor's

DSC05805

Um brinde ao Porto!

E foi assim que a Karine Porto se apaixonou pelo Porto! Com cenários que por vezes me remeteram a Salvador-BA e seus azulejos que me lembraram da minha amada São Luis-MA, o Porto conquistou meu coração e espero muito em breve retornar a essa cidade encantadora. Sim, querida Rita, o Porto encanta mesmo!

DSC05767

O Porto encanta

16 comments

  1. Mônica 11 December, 2015 at 09:30 Reply

    Menina charmosa, um prazer te conhecer. Espero que em Berlim possamos conversar mais. E sim, não tem como não amar a culinaria( sem dúvida meu tema preferido, jajjaaja) dessa cidade maravilhosa. Beijos

    • karineporto 11 December, 2015 at 09:56 Reply

      O prazer foi todo meu, Mônica!! Qualquer dia bato em Barcelona pra um café contigo, que tal? 😉 Até Berlim!! Bjs

Leave a reply

Translate »