Museu da Guerra na Cidade de Ho Chi Minh no Vietnã

Um museu para te fazer pensar refletir sobre a existência humana. Assim pode ser descrito o Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh no Vietnã (War Remnants Museum). Inaugurado em 1975, o museu é uma das principais atrações da Cidade de Ho Chi Minh e tem o propósito de preservar artefatos que restaram da guerra do Vietnã e de manter vivo na memória das pessoas as terríveis consequências deixadas por esse capítulo triste da história.

#MuseumWeek 2016

Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

Fachada do Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

O museu é uma coleção de peças históricas, mas é também, e principalmente, um convite pra uma reflexão. Sim, ver de perto todos aqueles aviões, armas e equipamentos militares é bem interessante, mas foram as fotografias e registros daquele período que me marcaram profundamente.

Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

Observando as fotos

Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

Exposição de pinturas feitas por crianças

Foi bem perturbador ver as fotos com registros da guerra e imagens de pessoas que, anos depois, sofreram e ainda sofrem com câncer e outras doenças, ou nasceram com diversos tipos de má formação. Há também exemplos de como prisioneiros eram mantidos naquele período e confesso que foi chocante perceber o que nós, ditos seres racionais, somos capazes de fazer com nosso semelhante. Achei que o passeio tem uma vibração um pouco pesada, mas ainda assim recomendo a visita.

Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

Gaiola de arame farpado onde prisioneiros eram mantidos

Lembre-se de reservar umas 2 horas para conhecer cada um dos 3 andares do prédio e explorar com calma os mais de 20 mil documentos, fotografias, filmes e artefatos que revelam um pouco do lado vietnamita dessa triste história.

WarMuseum4

Parte do acervo que pode ser visto no pátio do Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

O museu funciona todos os dias (incluindo feriados) de 07:30h as 12:00h da manhã e a tarde de 13:30h as 17:00h. O ingresso custa 15.000VND, que equivale a mais ou menos R$2,40 (preço de novembro 2015). Detalhe: pela manhã, a bilheteria abre as 07:30h e fecha as 11:30h, e a tarde abre as 13:20h e fecha as 16:30h.

Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

Entrada do Museu da Guerra na cidade de Ho Chi Minh

WarMuseum7Onde fica?

28 Vo Van Tan, Ward 6, District 3, Ho Chi Minh City

Website: http://warremnantsmuseum.com

E-mail: info@warremnantsmuseum.com

 

Esse post faz parte da blogagem coletiva da RBBV #MuseumWeek 2016

De 28 de março a 3 de abril de 2016, instituições culturais do mundo todo estarão participando da campanha #MuseumWeek 2016 no Twitter, que visa promover a preservação e celebração da cultura, memória e herança cultural. Durante toda semana, diversas organizações estarão organizando um tuitaço para promover museus ao redor do mundo e nós, blogueiros da RBBV, estaremos aderindo a campanha através de uma blogagem especialmente planejada para a #MuseumWeek.

Confira os demais blogs participantes e descubra mais sobre diversos museus ao redor do mundo através dos posts da turma da RBBV.

Geral

Europa

Alemanha

 Bulgária

Espanha

França

Grécia

Holanda

Hungria

Irlanda

Itália

Reino Unido

República Tcheca

Rússia

Suécia

Suíça

Turquia

América do Sul

Argentina

Brasil

Chile

Peru

 

América do Norte

Estados Unidos

México

 

Asia

China

Vietnã

Japão

 

Oceania

 Australia

47 comments

    • karineporto 29 March, 2016 at 18:34 Reply

      Verdade, Luis Felipe!! Os aviões e tanques expostos do lado de fora impressionam de uma forma e as imagens e relatos de outra. Ambos interessantes.

  1. Larissa 30 March, 2016 at 16:24 Reply

    Acho que esses museus fazem a gente ficar para baixo na hora, mas são fundamentais porque provocam uma reflexão e um desejo de que esse tipo de situação não se repita porque no fim quem mais sofre é a população civil.

  2. Renata Pereira 9 April, 2016 at 04:12 Reply

    Nossa, bem interessante que o museu foi inaugurado em 75, logo depois da guerra mesmo… O Vietnã desperta muitas curiosidades em mim, por isso de certa forma também escolhi um tema para essa blogagem coletiva que tem a ver com história e guerras. Falei dos Museus e Bibliotecas Presidenciais aqui nos EUA, com foco para o de Lyndon Johnson. Ele ficou muito associado à Guerra do Vienã (de forma negativa, claro). Eu adoraria conhecer esse museu em Ho Chi Minh!

    • karineporto 16 April, 2016 at 12:10 Reply

      Uma pena que tenham acontecido tantas guerras, mas já que existiram, acho bom termos esses museus para nos confrontar e fazer pensar um pouco sobre as consequências desses conflitos.

Leave a reply

Translate »