St Albans: passeio pela Catedral e mais

Dentre as tantas razões que me fazem gostar tanto de morar na Inglaterra, acredito que a maneira com que o povo daqui preserva a riqueza cultural e histórica local é uma das coisas que mais me fascina nesse país. São tantas cidades que guardam verdadeiros tesouros em forma de catedrais, palácios, ruínas ou até mesmo simples pubs antigos, que é uma pena perceber que muito turista que visita a Inglaterra sequer toma conhecimento desses lugares lindos espalhados por aqui. A pequena cidade de St Albans é um desses achados e foi para lá que eu e as meninas do queridinho projeto #OffTo (Helô, Lili e Thaís) fomos no nosso último bate e volta de 2016.

Catedral de St Albans

Catedral e mercado de Natal de St Albans

St Albans é uma cidadezinha fofa localizada no condado de Hertfordshire, a cerca de 35km de Londres. Partindo de trem da estação de King’s Cross, é uma viagem super agradável de cerca de 20 minutos e um programa super fácil de incluir em qualquer roteiro.

Mercado-de-natal-de-St-Albans

Mercadinho de Natal de St Albans

Como fomos perto das festas de fim de ano, demos a “sorte” de poder conferir o mercadinho de Natal bem em frente a catedral da cidade. É uma feirinha pequena e fofa, bem no estilo dos mercadinhos alemães (incluindo as barracas de vinho quente e salsicha alemã!). Para quem estiver na cidade no período de Natal, vale a pena incluir um passeio pelo mercadinho, antes ou depois de explorar a principal atração de St Albans: a catedral.

 

Catedral de St Albans

Como já mencionei, a catedral é mesmo ponto alto de qualquer visita a St Albans e merece a maior parte do seu tempo. É um lugar cheio de marcas dos diversos períodos históricos vividos pela Inglaterra. Como a maioria das catedrais espalhadas pelo país, a catedral de St Albans também apresenta marcas da constante alternância de poder entre igreja católica e protestante. Ou seja, estátuas foram destruídas e pinturas foram cobertas, e muita coisa foi danificada por conta das “reformas de fé” (sem mencionar dos casos de guerras etc).

Catedral de St Albans

Catedral de St Albans

Catedral de St Albans

Interior da catedral de St Albans

Não vou entrar em detalhes históricos aqui no post, para isso recomendo os tours guiados pela catedral. Mas gostaria sim de destacar a beleza da catedral de St Albans e do sentimento meio surreal que senti ao observar traços de épocas tão distantes (medieval, romana, vitoriana…). São pinturas, vitrais e esculturas que resistiram ao tempo e seguiram firmes revelando um pouco da história da Inglaterra.

Catedral de St Albans

Pinturas que haviam sido cobertas a mando do rei Henry VIII

Curiosidade: Sobre a catedral, achei muito interessante que, com mais de 1700 anos servindo como local de adoração de diferentes doutrinas cristãs, a catedral de St Albans, hoje, é pioneira em cultos ecumênicos. Isso mesmo! Apesar de a catedral ser oficialmente parte da igreja Anglicana (Church of England), lá também são feitos cultos de outras denominações cristãs como Católica, Luterana, Ortodoxa e Igreja Livre (Free Church – desmembramento da Anglicana). Estátuas representando a diversidade cristã podem ser vistas no interior da catedral.

Catedral de St Albans

Interior da Catedral de St Albans

Visite a Catedral de St Albans

A Catedral de St Albans funciona diariamente das 8:30 às 17:45 e a entrada é gratuita.

Para quem tiver interesse em fazer um passeio guiado na Catedral de  St Albans, eles oferecem tours gratuitos nos seguintes horários:

  • 11.30 – Segunda a Sábado
  • 14.30 – Domingo a Sexta
  • 14.00 – Sábado

O que fazer em St Albans

Sim, a principal atração de St Albans é a sua catedral, mas aproveite a viagem para explorar outras atrações como:

  • Museu de Verulamium – museu com exposição de objetos da cidade romana de Verulamium
  • Teatro romano – ruínas de um antigo teatro romano de 140 d.C. (único do tipo que pode ser visto na Grã-Bretanha)
  • Torre do Relógio – única torre de sino da época medieval da Inglaterra
  • Merdado de Rua – tradicional mercado de rua de St Albans
Clock Tower

A torre do relógio da cidade

 

Visite o site da prefeitura para conferir a lista completa de atrações e saber o que fazer em St Albans. Infelizmente o tempo não colaborou e concentramos nosso passeio na catedral e arredores, mas com um bate e volta tão pertinho desses, quem sabe em breve eu volte para conhecer um pouco mais da cidade.

Quer saber tudo que rolou na viagem para St Albans? Acompanhe a nossa hashtag #OffToStAlbans. Também confira tudo o que rolou nos demais destinos do projeto. Já passamos por Winchester (#OffToWinchester) e Canterbury (#OffToCanterbury) e  vem mais destinos por aí com o #OffTo 2017!

St Albans

#OffToStAlbans

 

 

 

Share