Ano Novo em Londres: como ver a queima de fogos

Muita gente que planeja passar o Ano Novo em Londres espera virar o ano vendo a queima de fogos na London Eye. Mas o que nem todo mundo sabe é que, desde 2014, o evento passou a vender ingressos para dar acesso as áreas mais próximas ao espetáculo.

Quando a cobrança de ingressos foi implantada, houve muita discussão (e insatisfação) a respeito. Mas a verdade é que essa foi uma excelente estratégia para reduzir o número de pessoas e melhorar a organização do evento. Eu fui conferir a queima de fogos naquele primeiro ano de venda de ingressos (contei tudo aqui) e, apesar do pequeno susto com a fila na chegada, bastou chegar na área em frente a London Eye para já perceber que a mudança tinha sido para melhor.

Ano Novo em Londres

Esse ano, dois anos depois da estreia dos ingressos, decidi voltar a celebrar o Ano Novo aqui em Londres conferindo a queima de fogos da London Eye de pertinho. E qual não foi a minha surpresa ao me deparar com um evento mais organizado ainda!

 

O que esperar na chegada

Chegamos no centro (pela estação de Embankment) um pouco mais tarde do que havíamos chegado da primeira vez, por volta das 22h. Tentamos achar algo para comer, mas a maioria dos restaurantes naquela área já estavam lotados ou fechando. Com medo de ter que enfrentar longas fila para entrar, como da vez anterior, desistimos de comer e nos dirigimos até o portão onde encontramos zero de fila. Isso mesmo! Nada do mundaréu de gente de 2014. Passamos tão rápido pela fiscalização que deu até tempo de tomar uma pint num dos pubs localizados no caminho – sim, depois que você passa os portões (pela entrada da Trafalgar Square) ainda encontra alguns pubs e restaurantes funcionando, incluindo um Mc Donalds.

Ano Novo em Londres

 

Já nas margens do rio, mais tranquilidade. Muita gente a espera do ano novo, claro! Mas, ainda tinha bastante espaço para circular. Obviamente que se sua intenção é ficar de umbigo colado na mureta a beira do Tâmisa tem que chegar mais cedo, mas sinceramente? Não precisa desespero, pois não tivemos nenhuma dificuldade de encontrar um ponto muito bem localizado na frente da London Eye.

 

Como garantir ingressos para a queima de fogos na London Eye

Para garantir acesso você tem que comprar seu ingresso com antecedência. Fique atento, pois, as vendas começam geralmente em setembro ou outubro, e se esgotam muito rápido. Também é possível comprar ingressos da “repescagem”, que em sua maioria são os ingressos devolvidos por quem desistiu de ir. A venda deste último lote acontece, geralmente, no começo de dezembro e também se esgota super rápido (foi nessa última rodada de vendas que comprei meus ingressos em 2014).

A dica para não perder as datas é cadastrar seu e-mail no site da prefeitura de Londres para receber um alerta quando começarem as vendas dos ingressos.

 

Os ingressos são vendidos pela prefeitura de Londres pelo preço único de £10 e são divididos por setores. Em 2014 as áreas eram divididas entre norte e sul, e em 2016 foram organizadas por cores. Seja qual for o código usado, pessoalmente, prefiro o setor entre a estação de Westminster e estação de Embankment, que é a área de frente para a London Eye e, provavelmente, a mais disputada.

Ano Novo em Londres

Mapa dos setores da queima de fogos em Londres

Cada pessoa pode comprar até quatro ingressos e, caso o titular da conta não vá comparecer ao evento, eles aconselham trocar os nomes a serem impressos nos ingressos. Por via das dúvidas, troquei o nome no ingresso da Liliana (amiga do blog Catálogo de Viagens), mas confesso que ninguém checou isso!

 

Reembolsos e correções

"Mas Karine, e se começarem as vendas e eu ainda não souber se vai poder ir?"

Não esquente! Compre os ingressos e decida depois. Sim, caso desista de ir, basta entrar em contato com o atendimento ao cliente e solicitar o reembolso. Mas atenção, em geral, eles só aceitam pedidos de reembolso até o fim de novembro. (Confirme o prazo para reembolso no site)

Para quem estiver vindo do exterior, também é possível usar o serviço de atendimento ao cliente para agendar outras opções para coletar o ingresso pessoalmente.

Curiosidade: O Brasil está entre os países que mais compraram ingressos para a queima de fogos de Londres 2016.

 

Como ir e voltar do maior evento de Ano Novo em Londres

Junto com seu ingresso você irá receber uma série de informações sobre o evento, incluindo horários de abertura e localização dos portões. Eles também indicam qual a melhor opção de transporte público para cada setor. Fique atento, pois cada ingresso indica uma entrada específica e você só terá acesso pelo portão indicado no seu ingresso, independente do setor (o mesmo setor pode ter mais de uma entrada e o que vale é o portão indicado no seu ingresso).

Planeje o seu descolamento com antecedência e leve em consideração que algumas estações estarão fechadas. O melhor lugar para planejar seu roteiro até lá é o site do Transport For London.

Lembrete importante: No dia do evento as pontes da região são fechadas e não é possível atravessar de um lado para o outro do rio. Portanto, se for usar metrô/trem, escolha uma estação do mesmo lado do rio que a sua entrada.

Na hora da volta para casa, aproveite que o transporte público é liberado das 23h45 as 4h30!

 

Guia básico: o que pode e o que não pode fazer

  • Não leve vidro em hipótese alguma. Qualquer bebida deve ser levada em garrafas plásticas ou latinhas (Eles checam as bolsas na entrada!)
  • Carrinhos de bebês, cadeiras ou mesas não são permitidas
  • O evento é descrito como não indicado crianças pequenas (mas não encontrei nenhum lugar dizendo ser proibido levar crianças) e menores de 16 anos devem estar acompanhados de um adulto
  • Imagino que todo mundo saiba que um lugar com fogos de artifício não é o local mais indicado para bichinhos, né? Mas caso alguém aqui não saiba disso e esteja pensando em levar o seu “Totó”, vale avisar que animais de estimação também não entram (exceto cães-guias)
  • Nada de levar fogos de artifício (nem mesmo aqueles ”chuveirinhos” pode!)
  • Marque de encontrar com seus amigos em algum lugar antes de passar pelos portões, pois é praticamente impossível conseguir sinal para completar uma ligação lá dentro!
  • Localize os pontos mais importantes no mapa enviado com seus ingressos. Está tudo indicado lá. Principais entradas, restaurantes, postos de atendimento, banheiros químicos mais próximos. Na hora do aperto é sempre bom saber para onde ir. (Sério, vai por mim!rs)

Ano-Novo-em-Londres

Mais uma vez, achei a queima de fogos na London Eye um sucesso tanto pela organização quanto pelo espetáculo pirotécnico em si! Só não espere muita festa pós-queima de fogos, no estilo do Brasil, já que depois dos fogos quase todo mundo vai embora. Aos que continuam a celebração sobram poucas opções na área, como o bom e velho barco-bar Tattershall Castle atracado em Embankment e foi lá que, assim como em 2014, esticamos a noite. (Pagamos entrada de £10 por pessoa e só aceitavam em dinheiro!)

Ano Novo em Londres

Eu e a Liliana do blog Catálago de Viagem

Ano Novo em Londres

Eu e o maridinho recepcionando o Ano Novo em Londres

 

Enfim, apesar de não haver tanta badalação quanto vemos no Brasil, no geral, passar o Ano Novo em Londres é sempre uma boa opção! Mas caso você não consiga garantir seu ingresso, não fique triste, pois é possivel ver a queima de fogos de longe, de diversos outros pontos da cidade. Eu mesma já assisti a queima de fogos de longe, como contei nos post sobre o Ano Novo de 2012 e Reveillon de 2014 (com vídeo e tudo mais!), e foram experiências bem legais.  Os pontos com vista para a queima de fogos mais comentados (e disputados) são Primrose Hill, e as pontes de Vauxhall e Lambeth. Confira a lista feita pelo canal ITV com vários lugares de onde ver a queima de fogos em Londres de graça (em inglês).

 

Feliz Ano Novo a todos!

Mais um pouco de ontem! #felizanonovo #happynewyear #nyelondon #londonfireworks #london #blogbrazuka

A video posted by Karine Porto (@blogbrazuka) on

 

.

6 comments

  1. Rangell Oliveira 2 October, 2017 at 18:10 Reply

    Olá,

    Valeu o post! Estou indo pra lá em dezembro e comprei o ticket exatamente na mesma area. Bom saber que é organizado, tem espaço(apesar que você pegou muita fila um ano né, vi no outro post). Acha que é uma boa chegar umas 20h quando o portão abrir? Quando seu ticket chegou? Vou viajar pra europa dia 23/12 e apesar de já ter avisado que vou estar viajando tenho medo de não chegar a tempo, no email somente me falaram que os ingressos são postados no começo de dezembro. Algumas pessoas relatam ter recebido 2 semanas antes.

    • karineporto 13 October, 2017 at 23:14 Reply

      Oi Rangell, não lembro exatamente quando recebi os ingressos, mas acho que foi mais ou mesno isso mesmo – 2 a 3 semanas antes. Mas não esquente muito com isso. Se chegar muito perto do dia da viagem e você não tiver recebido, entre em contato com o atendimento ao cliente e organize uma alternativa para coletar pessoalmente. Quanto ao horário, se seu interesse for ficar na primeira fila, sim, chegue assim que abrir os portões. Mas, nada de desespero, pois mesmo que tiver fila é bem organizado! Espero que você curta! Quem sabe a gente se esbarra por lá! 🙂

  2. Isabela 6 November, 2017 at 11:57 Reply

    Olá! Obrigada pelas dicas. Não consegui no setor azul, mas vou assistir do setor vermelho. Vou checar restaurantes/pubs na área para jantar antes do ano novo. Minha ideia é retornar para Oxford na mesma noite. Você acha isso possivel/loucura? É que estou com medo dos preços dos hotéis em Londres no dia da virada – e tenho ligar de graça para me hospedar em Oxford.

    • karineporto 6 November, 2017 at 12:47 Reply

      Oi Isabela! Eu acho que dá pra voltar para Oxford sim. Veja no site do Mega Bus https://uk.megabus.com/ se eles oferecem ônibus nesse dia (ainda não estão mostrando na data que você precisa). Se tiverem, basta pegar um ônibus por volta das 2.30am e deve dar tempo o suficiente para você se deslocar com calma e encarar mais ou menos 1hora de estrada! 🙂

    • Karine Porto 5 December, 2017 at 11:07 Reply

      Oi Amanda! Acho que qualquer área tem seu valor!:)
      Pelo que eu entendi, a área white é na ponte de Westminster, né? Não lembro de ter sido liberada quando eu fui, mas imagino que será bem legal sim ter essa vista da lateral e ainda estar pertinho do Big Ben. Espero que você curta bastante. Depois me conte como foi!!

Leave a reply

Translate »