The Courtauld Gallery: a galeria de arte queridinha de Londres

A Courtauld Gallery é uma pequena e notável galeria de arte de Londres que abriga obras-primas de grandes artistas como Van Gogh, Renoir, Cezánne, Picasso, Manet, Kandinski e muitos outros. É um verdadeiro tesouro escondido na ala direita da Somerset House, famoso prédio neoclássico localizado em Strand (aquele do ringue de patinação!). Mas, apesar de sua coleção incrível e de estar localizada no centro da cidade, a galeria ainda é um lugar pouco conhecido e explorado pelo público em geral. Eu mesma levei sete anos morando aqui para, finalmente, ir lá conhecer. Mas é como diz o ditado: antes tarde do que nunca, não é mesmo?

The Courtauld Gallery em Londres

Entrada da galeria

Somerset House casa da Courtauld Gallery em Londres

Pátio da Somerset House

Conheci a galeria numa tarde friazinha de uma segunda-feira qualquer de janeiro e posso dizer que estive grande parte tempo praticamente sozinha, tamanha a calmaria do lugar (pelo menos naquele dia). Imagino que o movimento aumente um pouco no verão, mas, em geral, é um passeio muito tranquilo. Nem se compara a muvuca de gente de lugares maiores como a National Gallery, por exemplo.

The Courtauld Gallery

Tranquilidade no interior da galeria

No dia da minha visita, a única “aglomeração” de pessoas que percebi foi em todo da obra de Eouard Manet, A Bar at the Folies-Bergère, onde parecia estar rolando uma aula.

The Courtauld Gallery

A Bar at the Folies-Bergère, Manet

Saí de lá encantada com a qualidade do acervo da galeria. Até mesmo leigos em arte (como eu) conseguem identificar e se encantar profundamente como obras-primas de artistas tão famosos. Definitivamente a Courtauld Gallery faz jus a fama de ser uma das galerias mais importantes e queridas de todo o Reino Unido, quiçá do mundo!

Sério! Quanta obra linda e de nomes tão relevantes do cenário artístico mundial. Fiquei apaixonada e pretendo voltar inúmeras vezes. Confira algumas obras:

Auto-retrato com a orelha cortada (Self-portrait with bandaged ear), Vincent van Gogh

The Courtauld Gallery

Man with a pipe, Cézanne

Courtauld Gallery em Londres

Yellow Irises, Picasso

Courtauld Gallery

Banks of the Siene at Argenteuil, Manet

Visitando a galeria

Como já mencionei, a galeria é bem pequena, mas arrisco dizer que um passeio básico e sem pressa por todas as alas demore umas duas horas. Bom, pelo menos esse foi o tempo que passei por lá, mas tudo vai depender do seu ritmo, claro.

Quanto a coleção, inclui, principalmente, obras impressionistas e pós-impressionistas, mas também abrange outros estilos como medieval, barroco e renascimento. As obras estão divididas por séculos, indo do século XIII ao século XX. A primeira sala fica no piso térreo, logo ao lado da bilheteria, e tem obras do período medieval do renascimento. Para seguir a ordem cronológica basta ir subindo que as salas vão te levando por um passeio pelos diversos períodos da arte mundial até chegar ao século XX. Eu que sou do contra, já fui direto para o primeiro andar e de lá segui de sala em sala sem muita ordem, mas seja qual for seu estilo de visita, garanto que você vai se encantar!

Algumas peças da sala de Arte Redieval e do Renascimento na Europa

A quem se interessar, também é possível participar de rodas de conversas e tours, mas estes acontecem em horários pré-determinados. Confira a agenda da galeria aqui.

Ao final de sua visita, faça uma pausa no The Courtauld Café que fica no subsolo da galeria. Se der sorte de estar no verão, aproveite também que eles têm um terraço que agradável!

The Courtauld Gallery Cafe

The Courtauld Gallery Cafe

A lojinha deles também vale uma visitinha. Recomendo o livro ‘The Courtauld Gallery Masterpieces’, com detalhes das principais obras!

Lojinha The Courtauld Gallery

Lojinha

Dica:

Caso esteja carregando muito volume, dirija-se ao subsolo e deixe seus pertences no guarda-volumes da galeria que é de graça para os visitante! Se preferi carregar seus pertences com você drante sua visita, lembre-se de que mochilas não podem ser carregadas nas costas. Ah! E Não deixe de levar sua câmera, pois fotos SEM FLASH são permitidas!! 🙂

The Courtauld Gallery Lockers

The Courtauld Gallery guarda-volumes

 

The Courtauld Gallery

Onde fica: Somerset House, Strand WC2R 0RN

Horário de funcionamento: Diariamente das 10:00 às 18:00 (última admissão às 17:30)

Ingressos: £7 – Adultos (estudantes e menores de 18 anos não pagam)

Estações de metrô mais próximas: Temple, Charing Cross, Embankment

Site: www.courtauld.ac.uk

 

Courtauld Gallery em Londres

 

Deixo aqui meu agradecimento especial à The Courtauld Gallery que me concedeu o convite para conhecer a galeria!

 

 

12 comments

  1. Mariana Bueno 23 February, 2017 at 19:24 Reply

    Não conhecia essa galeria! Só fui uma vez a Londres e priorizei os programas mais conhecidos… Uma pena que ela não seja tão explorada pelo público, né? Tão linda! Tanto a construção como o acervo! Amei as escadarias!!!

Leave a reply

Translate »