Natal em Londres: 5 coisas para fazer no período natalino

Vai passar o natal em Londres e não sabe o que tem de bom para se fazer por aqui nessa época? Pois bem, este post é dedicado a vocês que estão de passagem marcada para Londres no mês de dezembro e que devem estar se perguntando o que fazer na terra da rainha durante o período natalino.

(Aqui eu falei sobre como as pessoas celebram o natal em Londres e um pouco das tradições de natal britânicas.)

Vamos lá...

Natal em Londres: O que fazer em Londres no período natalino?

1. Aproveite os mercados de natal

Os mercados de natal de Londres podem até não ser tão famosos quanto os alemães e austríacos, mas tem o seu valor. O maior e mais popular de todos é o Winter Wonderland, que há mais de 10 anos traz o clima festivo ao Hyde Park.

O Winter Wonderland abre suas portas em meados de novembro e encerra no comecinho de janeiro, o que nos permite bastante tempo para curtir o parque, shows, comidas e bebidas bem ao estilo germânico. É um dos meus programas favoritos nessa época, só aconselho chegar cedo para evitar a multidão e filas quilométricas (sim, tem fila e eles controlam a quantidade de pessoas que entram e saem no parque).

Mas, não é só o Winter Wonderland que dá o tom do natal por aqui. Outros mercados menores, mas tão legais quanto se espalham pela cidade:

  • Southbank Centre Winter Festival – mercadinho bem pequeno, cujas barracas se estendem à margem do rio Tâmisa, próximo a London Eye.
  • Mercado da Leicester Square – uma boa opção para quem estiver ali pelo centro de Londres.
  • Christmas Market at Tate Modern – mercado natalino em frente ao famoso museu de arte moderna e contemporânea.
  • Winterville – candidato a concorrente ao Winter Wonderland (será?), o Winterville é o único da lista que eu ainda não conheço. Nos anos anteriores ele funcionava no Victoria Park, que é um pouco mais afastado do centro, mas em 2017, o mercado vai se instalar em Clapham Common que é super pertinho da minha casa.

2. Encante-se com as luzes de natal que decoram a cidade

Muitas cidades mundo afora se enchem de luz durante o período natalino, mas duvido muito que alguma consiga ser tão encantadora quanto Londres. A decoração da cidade é um espetáculo por si só! Acredito que as instalações mais populares sejam as da Oxford Circus, que tem até uma espécie de cerimônia de inauguração (Em 2017, será no dia 07 de novembro). Nos últimos anos, as luzes da Regent Street tem sido as minhas favoritas e, assim como da Oxford Street, também rola todo um ritual no dia em que se acendem as luzes (Em 2017 será no dia 16 de novembro).

Outras decorações que valem a pena conferir:

  • Carnaby Street – rua de compras, no Soho.
  • Bond Street – famosa rua das lojas luxuosas que liga Oxford Street e Piccadilly
  • Harrods – famosa loja de artigos de luxo, em Knightsbridge

3. Confira a beleza da tradicional árvore de natal da Trafalgar Square

Desde 1947, a Grã-Bretanha recebe uma enorme árvore de natal de presente do governo da Noruega como um gesto de gratidão pelo apoio dos britânicos dado aos noruegueses durante a Segunda Guerra Mundial. A árvore é enviada de navio a Londres, após uma cerimônia oficial realizada em frente a Prefeitura de Oslo, e após ser decorada em estilo norueguês, fica exposta na Trafalgar Square até o comecinho de janeiro.

Não bastasse a beleza da árvore de mais de 20 metros, rolam também cantatas natalinas ao pé da árvore.

4. Participe das celebrações de natal da Catedral de São Paulo

A Catedral de São Paulo é um dos prédios mais icônicos de Londres e, como não poderia deixar de ser, é palco de diversas cerimônias tradicionais como, por exemplo, as missas de natal. Além da eucaristia, a catedral também realiza diversas cantatas de natal ao longo do mês de dezembro e a melhor parte é que a maioria desses eventos é com entrada gratuita. É um ótimo programa tanto para quem gosta do lado religioso das celebrações de natal quanto da parte musical.

Alguns eventos que apesar de gratuitos precisam de ingressos que podem ser adquiridos online (sem custos) – a celebração do natal no dia 25 de dezembro é um deles! Confira no site da Catedral os detalhes e horários de cada evento e se programe para chegar bem cedo, pois, como é de se esperar, eles ficam lotados.

  • Abadia de Westminster – Outra opção para quem quer assistir a uma missa ou ouvir as canções de natal é a Abadia de Westminster. Assim como a Catedral, a Abadia oferece entrada gratuita, por ordem de chegada. As exceções são as missas de natal dos dias 23 e 24 de dezembro, que precisam de ingressos (gratuitos) adquiridos online. Veja os detalhes de quando serão liberados os ingressos para as missas de natal no site de Abadia.

5. Jogue-se nas pistas de patinação no gelo

Natal em Londres pode não ser, necessariamente, sinônimo de neve, mas é, com certeza, sinônimo de pista de patinação! Várias!

Patinação no gelo

Natal em Londres: Patinação no gelo

Basta se aproximar o período natalino e já começa a temporada de tombos no gelo. É um programa muito divertido que eu super recomendo até para os menos jeitosos (meu marido foi uma vez comigo!).

As pistas de patinação mais populares são:

  • Sommerset House
  • Museu da História Natural
  • Torre de Londres
  • Hampton Court
  • Canary Wharf
  • Winter Wonderland

Ou seja, opção é o que não falta! Escolha a sua favorita e se jogue na pista e no clima de natal! Dei mais detalhes sobre as principais pistas de patinacão em Londres nesse post aqui.

 

 

 

 

2 comments

  1. Temporada de patinação no gelo em Londres - Blog Brazuka 15 October, 2017 at 13:31 Reply

    […] Destaques, Eventos em geralNovember 13, 2013by Karine Senhoras e senhores, chegou a hora de lançar mão do patins e encarar a temporada de patinação no gelo em Londres! Isso mesmo. Exatamente como acontece todo ano nessa mesma época, diversas pistas de patinação no gelo se espalham por vários pontos de Londres, fazendo a alegria de residentes e visitantes, crianças e marmanjos. E tem opção pra todo gosto, dentro de parque de diversões, em palácio, centro financeiro e até em museu. É um otimo programa para quem vem visitar a cidade no natal. (Confira aqui cinco coisas para fazer em Londres no período natalino) […]

Leave a reply

Translate »