Recomendações de guias brasileiros na Europa

Planejando a sua próxima viagem e procurando recomendações de guias brasileiros na Europa? Deixa comigo que separei uma lista recheada de amigos queridos e competentes que, além de exercerem a função de blogueiros(as), também atuam como guias nas principais cidades europeias.

Guias brasileiros na Europa

Sim! Eu sei que em tempos de internet é bem mais fácil organizar uma viagem e traçar todo o roteiro de maneira independente, inclusive utilizando as dicas dadas pelos próprios guias-blogueiros desta lista em seus respectivos blogs. Porém, acredito que também valha muito a pena contar com a ajuda e companhia desses profissionais que conhecem a língua local, mas podem te passar todas as explicações no nosso bom e velho português.

Seja você um viajante iniciante ou experiente, em cada lugar tem-se sempre alguma história bacana pra ouvir, um caminho diferente pra fazer ou um pulo do gato que só o seu guia local pode te oferecer, não é mesmo?

Então, vamos lá! Aproveite as dicas, escolha o seu guia e volte aqui para deixar seu comentário contando como foi sua experiência.

Lista de guias brasileiros na Europa:

INGLATERRA

Londres: Thaís Lima

Guias brasileiros na Europa ThaisA Thaís é uma das inoxidáveis rapadureiras que fazem a alegria da audiência do podcast mais “sem noção” do mundo: Chá com rapadura. Diretamente de Fortaleza para Londres, a Thaís adotou a capital britânica como lar em 2005 e, além de escrever o blog Thaís em Londres, trabalha como guia pela capital inglesa. Apaixonada pela dinastia Tudor, ela sabe de todos os barracos (e as cabeças) que rolaram pela família real na época de Henrique VIII. Ela leva a câmera fotográfica nos passeios pra registrar tudo e te manda os arquivos!

Londres: Tina Wells

Guias brasileiros na Europa TinaMorando em Londres desde 1992, a Tina já é mais britânica que brazuka! É uma verdadeira especialista em assuntos londrinos e compartilha suas dicas no blog Londres Pra Você. Ela oferece passeios guiados privados (não históricos) pelos principais pontos turísticos da cidade e monta roteiros personalizados de acordo com o gosto de cada cliente. Precisa resolver algum pepino durante a sua estadia? Não tem problema! A Tina também se coloca a disposição para te ajudar com os perrengues que pintarem no caminho.

Londres: Rafael Maciel 

Guias brasileiros na Europa Rafa MacielEsse guri que trocou os pampas gaúchos por Londres em 2014 tem feito sucesso por aqui. Ele escreve o blog Guri in London, tem um canal no Youtube (conheça e, se possível, participe da plateia do quadro Papo de Pub ) e também oferece tours personalizados pela cidade. Além dos tours privados normais, o Rafa também foge um pouco dos passeios mais tradicionais através dos tours temáticos pré-agendados como, por exemplo, o Pub crawl histórico , o Royal London  e o Beatles Tour. Esse guri é tão chique que tem certificado de Excelência do Trip Advisor!


Tour Guiado CONEXÃO FEMINISTA: Conheça também o tour da Helô Righetto "Mulheres incríveis e seus legados". A Helô não oferece serviços de guia turística tradicional, mas montou um super passeio para ressaltar os feitos de mulheres incríveis que deixaram sua marca na história!


ITÁLIA

Milão: Magê Santos

Guias brasileiros na Europa MagêA paulista Magê Santos mora nos arredores de Milão desde 2001 e conhece a cidade como ninguém. Ela escreve o blog Milão Nas Mãos e é também uma das vozes e sorrisos por trás do podcast mais livre da internet: o Livre. Ela se intitula uma mal-humorada divertida, mas quem a conhece pessoalmente ou acompanha a Magê nas redes sociais sabe bem que aquele sorrisão é só simpatia! A Magê tem habilitação de acompanhante turística e, entre um cafezinho e outro (sim, ela é viciada num café expresso), mostra o melhor de Milão e arredores.

Roma: Luciana Rodrigues

Guias brasileiros na Europa Luciana A Lu também está em terras italianas, mas sua parada é Roma – a cidade eterna. Ela chegou por lá em 1999 e, hoje, aproveita toda a sabedoria de quem conhece bem a cidade para organizar passeios guiados privativos. Seus tours levam de 3 a 6 horas e você pode encontrar mais detalhes de cada um deles no blog Roma Pra Você (se preferir, você pode solicitar um roteiro personalizado de acordo com suas preferências). Ah! A Luciana também tem autorização oficial do governo italiano para serviços de acompanhamento a turistas.

Veneza: Isabela Discacciati

Guias brasileiros na Europa Isa

Ainda falando de Itália, para quem estiver planejando conhecer a beleza de Veneza, Vêneto e toda aquela região a indicada da vez é a Isabela Discacciati, que mora em Treviso. Assim com as outras guias do time Itália, a Isa também é habilitada como acompanhante turística e oferece passeios culturais por Veneza e arredores exclusivamente para brasileiros. No blog Italia per Amore a Isa dá algumas sugestões de roteiros e itinerários, mas ela também pode ajustar seu passeio de acordo com seu interesse e tempo disponível.

ESPANHA

Barcelona: Cristina Rosa

Guias brasileiros na Europa CrisA Cris é apaixonada pela capital catalã e com certeza irá transmitir todo esse amor enquanto te leva pelas ruas da cidade, a pé ou nos Tours de bicicleta! A Cris, que mora em Barcelona há 5 anos, é doutora em história e faz questão de transmitir  um pouco da cultura, história, tradição, modernidade e curiosidades da capital catalã. Ela oferece passeios temáticos como, por exemplo, sobre Gaudí e o Modernismo, pelo Bairro Gótico, e pelos Segredos, lendas e história de Barcelona. Se preferir, ela também prepara um roteiro especialmente pra você!

PORTUGAL

Porto: Rita Branco

Guias brasileiros na Europa Rita

A querida Rita Branco é uma paulistana, filha de portugueses, que desde 2005 se encanta (e re-encanta) pelo Porto. Formada em Comunicação Social, ela escreve o blog O Porto Encanta onde compartilha todo seu encantamento pela cidade e por toda a região Norte de Portugal. Através dos seus tours guiados em português, ou melhor, "passeio com sotaque brasileiro", ela vai revelando o Porto aos brazukas que visitam a cidade. E pra quem prefere ter a liberdade de explorar a cidade  sozinho, ela também pode preparar roteiros personalizados.

Lisboa: Priscila Roque e Rafael Boro

Guias brasileiros na Europa CultugaEsse casal de jornalistas é apaixonado por Lisboa e o blog Cultuga é a tradução desse amor pela cidade. O blog Cultuga é um mergulho na cultura lusitana e eu tenho certeza de que os passeios desse casal também são. Eles te levam a parte mais vibrante e cultural da cidade, em passeios privativos (somente para você e sua família), feitos a pé de acordo com o seu ritmo. É uma viagem pela Lisboa tradicional e contemporânea através de passeios como: Lisboa Antiga, Lisboa Contemporânea, Cultura Portuguesa, Conexão em Lisboa e Lisboa dos Sentidos, você escolhe!

ALEMANHA

Berlim: Nicole e Pacelli

Guias brasileiros na Europa Agenda Berlim

Autores do Agenda Berlim, a Nicole e o Pacelli oferecem serviços de guia turístico personalizado (com foco em história, filosofia e cultura) e consultoria especializada em Berlim e  arredores. Com a experiência de quem mora na cidade de 2011, eles podem te acompanhar por Berlim com roteiros temáticos como: o básico de Berlim, a Berlim do século XX, visita ao campo de concentração Sachsenhausen, passeio pelo antigo bairro judeu e muito mais. Eles também fazem acompanhamento a feiras e eventos com tradução consecutiva alemão/inglês/português.

Munique: Márcia Oliveira

Guias brasileiros na Europa Marcia

A Márcia é uma jornalista carioca que mora com o marido em Munique desde 2015. Ela oferece tours guiados e passeios privativos exclusivamente para brasileiros, em Munique, Baviera e Salzburgo (Áustria). Durante seus passeios, ela conta não apenas a história do lugar, mas também um pouco sobre as curiosidades e lendas, e compartilha também um pouco da sua experiência como brasileira morando na Alemanha. Você vai conhecer  melhor como é a vida na Alemanha e arredores, e vai aproveitar ao máximo o seu passeio!

Munique: Camilian Pereira 

Guias brasileiros na Europa CamilianOutra brazuka em solo alemão é a Camilian que escreve o blog Destino Munique e trabalha como guia de turismo em Munique. Ela mora na cidade desde 2012 e, além de oferecer tours privativos em português em Munique e arredores, ela também disponibiliza assessoria completa e individualizada durante a estadia do cliente. Apaixonada por viajar, fotografar e planejar roteiros de viagens, a Camilian e trabalha em parceria com a Jéssica, outra brasileira que adotou Munique e que tem bastante experiência em planejamento de viagem e roteiros.

Hamburgo: Rafaella Vilafranca

Guias brasileiros na Europa Rafaella HamburgoA Rafaella é uma carioca que abandonou o Direito e jogou tudo pro alto para começar uma nova vida na Alemanha. Chegou em 2010, trocou as leis pelo marketing e, hoje, trabalha como guia na cidade de Hamburgo e região. A Rafa oferece passeios guiados a pé ou com a comodidade de uma van e motorista particular. Para quem estiver na cidade em grupos maiores, também é possível organizar passeios com ônibus privado. Além Hamburgo, a ela também atende clientes interessados em outras regiões da Alemanha (Viagem Alemanha).

SUÉCIA

Estocolmo: Gisele Almeida

Guias brasileiros na Europa SueciaA Gisele é uma jornalista mineira que já morou no Porto e que, desde 2012, mora com sua família na Suécia. Para declarar todo seu amor por Estocolmo e dividir esse carinho com outros brasileiros que visitam a cidade, a Gi criou um passeio guiado em português pelo centro histórico da cidade. Com um misto de história, curiosidades e um pouco da cultura sueca ela vai te mostrando um pouquinho dos encantos da capital da Suécia.

SUÍÇA

Zurique: Juliana Guimarães

Guias brasileiros na Europa SuicaA Ju escreve o blog Eu Ando Pelo Mundo e, literalmente, anda pelo mundo com seu sorriso largo e contagiante. Brasileira, é casada com um colombiano e, há dois anos, chama Zurique de lar e trabalha como guia pela cidade. Ela é autora do livro Calor nos Alpes (compre seu livro aqui) que mostra toda a beleza da Suíça no verão que, segundo ela, é uma época em que os turistas tendem a pensar em outros destinos de férias. Para os tours a Ju trabalha com uma equipe de guias brasileiros, oferecendo tours privativos em português pelo centro e zona moderna de Zurique.

 

 


Organize sua viagem aqui
Vai viajar? Faça suas reservas aqui pelo blog e dê uma forcinha a essa brazuka que vos fala. Sempre que você fizer alguma reserva ou comprar seus ingressos para sua viagem utilizando os links aqui do blog, as empresas me pagam uma pequena comissão (sem que você pague mais nada por isso, claro!). Ficamos combinados?
  Reserve seu hotel pelo Booking.com

 Faça seu seguro de viagem da Real Seguro Viagem

Compre seu ingresso para as principais atrações

 

2 comments

Leave a reply

Translate »