10 Resoluções de viagem para 2018

Feliz Ano Novo, meu povo! Espero que 2018 chegue trazendo muitas ideias, viagens e muita ação aqui nesse bloguinho amado. Esse ano passei a virada sossegada em casa, mas a cabeça estava a mil. Sabe como é... entra ano, sai ano e é sempre a mesma coisa: chega o final do ano e com ele vem também a temporada de resoluções (incluindo resoluções de viagem) para o novo ano que se inicia. E vocês, já fizeram as suas?

Resoluções de viagem

Confesso que não sou da turma que faz listinha de resoluções, mas todo ano nessa época me pego refletindo sobre o que espero para o ano seguinte. Acho tudo isso muito legal, o problema é que mal chega julho e a maior parte dessas promessas já foi esquecida. Então, nesse ano eu resolvi fazer diferente (pelo menos em resoluções de viagem e para o blog) e me rendi à tal listinha!

Não sei se mencionei aqui ou nas minhas redes sociais, mas 2017 foi um pouco complicado, pois passei mais de dez meses sem meu passaporte esperando o meu bendito visto. Resultado: quase não viajei, nem mesmo aqui pelo Reino Unido, e terminei o ano com a sensação de que aproveitei menos que gostaria. Acho até que por isso me bateu essa vontade de fazer minha listinha de resoluções viajantes. Mas enfim... o bom é que agora já está tudo resolvido e eu estou pronta para encarar 2018 de passaporte e coração abertos!

E para comemorar minha liberdade dessa quase ‘prisão domiciliar’ imposta pelo Home Office (órgão que emite os vistos por aqui), listei 10 resoluções de viagem para executar em 2018. É uma espécie de auto desafio que buscarei cumprir ao longo do ano para, quem sabe, dar uma agitada na minha vida de viajante e de blogueira. Daí, quando 2019 chegar, volto aqui para fazer o balanço das resoluções cumpridas e o que eu achei de cada conquista. Vamos à lista...

Minhas 10 resoluções de viagem para 2018:

1. Fazer uma viagem solo

Não vou mentir, mas realmente não sei se gosto muito da ideia de viajar sozinha. De qualquer forma, sei que não só vou saber se gosto ou não se experimentar pelo menos uma vez. Sempre vejo muita gente falando que é uma experiência legal e morro de vontade de testar, mas na hora H, acabo priorizando viajar com meu marido e/ou amigos. Na real? A verdade verdadeira é que eu tenho medinho mesmo. Mas, vamos lá! Acho que é uma experiência interessante e eu espero conseguir ter essa experiência em 2018.

Resoluções de viagem

2. Conhecer pelo menos um lugar novo por mês

Como falei, chego em 2018 com a sensação de que poderia ter aproveitado mais para conhecer as belezas do Reino Unido. Então, para compensar o tempo desperdiçado em 2017, me propus a visitar pelo menos um lugar novo por mês aqui mesmo. Vale bate-volta ou viagens mais longas, o importante é conhecer mais da terra da rainha. É claro que não vai dar para conciliar trabalho e uma viagem Reino Unido afora todo santo mês, mas quando não der para viajar de fato, vou explorar pelo menos um bairro ou região mais afastada que ainda não conheço.

Resoluções de viagem

3. Tirar pelo menos três capitais europeias da minha bucket list

As tais bucket lists (listas de desejos) de quem curte viajar são um terror. Quando você acaba de tirar um destino da lista, a cabeça já dá um jeito de colocar mais cinco novos destinos no lugar. Mas tudo bem! Eu acho que é assim mesmo que tem que ser. Sempre mantendo a curiosidade atiçada e sonhando em conhecer novos lugares. No meu caso, o que me incomoda é que a minha lista está estagnada e, mesmo eu já morando na Europa há mais de oito anos, conheço pouquíssimas cidades europeias. Em 2018 quero ir diminuindo essa lista.

Não me entendam errado, longe de mim querer fazer maratona #EuFui #EuTava e começar a contar países. Mas sinto que não conheço quase nada por aqui. Ao longo de todos esses anos que passei aqui usei praticamente todas as minhas férias (e dinheiro!) para ir para o Brasil e também a Sérvia, país do meu marido, e acabei deixando de explorar os países vizinhos. E olha que tem lugares que não me custam quase nada para ir (viva a Ryanair, EasyJet e afins!) e mesmo assim nunca conheci. Copenhague, Budapeste, Praga, Oslo, Roma, Madrid, Lisboa... só para citar algumas capitais.

Enfim, a minha meta singela para 2018 é tirar pelo menos três capitais da minha lista. Será que consigo?

4. Fazer uma viagem mais inusitada para marcar a minha vida

Confesso que para essa resolução eu já estou de olho na Índia. Para quem não sabe, eu estou concorrendo a uma vaga na 5a Edição do Kerala Blog Express que vai levar 30 blogueiros do mundo todo para uma viagem inesquecível pelo estado do Kerala, no sul da Índia. Quero usar essa competição como uma perfeita oportunidade para cumprir minha resolução número 4 e conhecer um lugar bem marcante, como é o caso da Índia. Então, por favor, aproveite o ensejo para votar em mim (VOTE AQUI) e me ajude a ir para a Índia e não ter que pensar em outro destino para cumprir esta resolução. 🙂

Kerala

Foto: Kerala Turismo

5. Fazer mais atividades a ar livre e em contato com a natureza

É incrível como o contato com a natureza nos faz bem e é mais incrível ainda que insistimos em não ter esse contato. Nossos passeios tedem a supervalorizar áreas urbanas e desvalorizar os parques, florestas, trilhas. Esse ano fiz duas trilhas com a Helô Righetto (uma em Overton e outra em Whitstable) e foi demais. Para 2018 quero fazer mais atividades desse tipo, seja caminhando ou pedalando, o importante é garantir o contato com a natureza. E sempre que estiver viajando vou tentar incluir alguma caminhada e outras atividades ao ar livre.

6. Aproveitar viagens para ir vencendo meu medo de altura

Estou me desafiando a me desafiar. Para quem não sabe, eu tenho medo de altura. Nada crônico, mas quando o medo bate eu congelo (ou dou pití com o marido!). Então, minha resolução para 2018 é sempre procurar uma atividade que envolva altura para fazer. Quando me pensei nessa resolução, tinha em mente as seguintes atividades: andar de balão, pular bungee jump, andar de teleférico, asa-delta, para-quedas etc. Mas prometo ser criativa e pensar em ais coisas ao longo do ano.

Medo de altura: Flagra de quando eu dei pití na London Eye e tive que sentar

7. Comer algo novo em todas as minhas viagens

Eu já tenho uma tendência a dar preferência a pratos locais quando viajo. Mas, confesso que se me deparo com algo muito atípico, acabo dando pra trás. Então, fica aqui a minha resolução: sempre ativamente procurar por algo novo para experimentar por onde for. Vale um prato, uma fruta ou até bebida. Sem medo de ser feliz!

8. Me hospedar em um lugar inusitado

Que tal se hospedar em uma casa barco? Ou quem sabe num iglu ou numa casa na árvore? Sei lá! No momento estou sem grandes ideias, mas achei interessante essa ideia que vi na internet, de se hospedar em um lugar mais diferentão. Vamos ver o que consigo fazer a respeito, mas acho que vai ser legal experimentar.

9. Viajar mais nos fins de semana

Tentar otimizar o uso do meu tempo livre viajando mais nos fins de semana. Como trabalho em tempo integral, as vezes é complicado conciliar viagens com trabalho, por isso vale a pena tentar tirar o máximo dos finais de semana. Quando necessário, dá pra tirar uma sexta ou segunda de folga para esticar a viagem, mas a ideia é explorar mais destinos usando apenas os fins de semana.

10. Embarcar em uma viagem com trabalho voluntário

Deixei por último porque sei que esta será a resolução mais difícil de cumprir. Não sei se tenho o tempo ou as habilidades necessárias para me envolver em algum programa do tipo, mas quero tentar. Sim, vou continuar a viajar pelo prazer, pelo conhecimento, para descansar. Mas quero acrescentar essa modalidade: viagem com voluntariado. A primeira vez que pensei a respeito foi durante a nossa viagem para o Camboja. Eu e meu marido ficamos bastante tocados pela gentileza e carisma dos cambojanos que, apesar da clara dificuldade gerada pela pobreza, estavam sempre com sorriso no rosto. Voltamos com muita vontade de fazer um pouco por eles, mas isso acabou esfriando com o tempo. Quem sabe em 2018 eu consiga fazer algo do tipo.

  • Resolução para o blog: Lançar oficialmente o meu Canal no YouTube e escrever mais frequentemente

O blog já tem um canal no YouTube (inclusive editei alguns vídeos recentemente), mas é tudo muito meia-boa e sem periodicidade. Em 2018 quero fazer mais vídeos e vlogs e tornar o canal uma plataforma mais fortes para o blog. Conto com a ajuda de vocês com sugestões e se inscrevendo no canal. Ah! E por favor, relevem a qualidade de edição dos primeiros vídeos pois sou eu mesma que estou fazendo tudo do jeito que dá, com os recursos que tenho. Mas quem sabe eu pego o jeito e aos poucos comece a investir mais em programas e equipamentos? Vamos torcer! Quanto aos posts, vou começar com uma meta modesta de dois posts por mês. Rumo a 1 post por semana!! 🙂

Bom, essas são as minhas resoluções. E você? Tem alguma listinha para 2018? Compartilhe aqui nos comentários, quem sabe acrescento a sua idéia a minha lista.

 

*Créditos: Post inspirado nos textos ‘10 travel resolutions to inspire you in 2017’ e ‘19 New Year’s Resolutions That Travelers Should Make In 2018

 

ORGANIZE SUA VIAGEM AQUI PELO BLOG

Faça suas reservas aqui pelos links do blog e dê uma forcinha a essa brazuka que vos fala. Sempre que você fizer alguma reserva ou comprar seus ingressos para sua viagem utilizando os links aqui do blog, as empresas me pagam uma pequena comissão (sem que você pague mais nada por isso, claro!). Promete que vai reservar por aqui?

Reserve seu hotel pelo Booking.com

Faça seu seguro de viagem da Real Seguro Viagem

Compre seu ingresso para as principais atrações

 

22 comments

  1. Analuiza 3 January, 2018 at 14:46 Reply

    oi Karine… ótimas resoluções e metas para 2018. Acho que vai ser divertido você ir checando a listinha e ao final do ano verificar o que cumpriu e o que ficou para o ano que seguinte. Contudo, desejo que alcances todas as metas estabelecidas! 🙂 bj

  2. Belquior Gonçalves 4 January, 2018 at 13:49 Reply

    Olá, Karine, muito legal suas resoluções para este ano! Acredito que a diferença entre muitas pessoas é realmente colocar “no papel” materializar para poder realizar! Espero que tenha sucesso no seu canal do youtube. Eu e minha esposa também estamos começando nessa empreitada, eu já trabalho como produtor e editor de vídeo há 6 anos, caso precise de alguma dica ou de algo que possa ajudar, basta entrar em contato. Sucesso sempre.

  3. Flávia Donohoe 4 January, 2018 at 14:07 Reply

    Feliz 2018 Karina e espero que as suas resoluções se concretizem, estou torcendo pra você no Kerala Blogs, já votei e boa sorte! E tomara que você tire as capitais europeias da sua bucket list! Abraços

  4. Luis Felipe 4 January, 2018 at 14:34 Reply

    Uhul!!! Que resoluções incríveis! Esse fim de ano também parei para pensar em viagens, já que 2017 foi fraquinho. Desejo conhecer novos lugares no RS e América do Sul, ter novas experiências também! Agora é tirar do pensamento e transformar em realidade.

  5. Ruthia 5 January, 2018 at 14:43 Reply

    Irra, 10 meses à espera do passaporte parece castigo. Tem que se “vingar” mesmo em 2018! Estaremos aqui a torcer para que a sua lista dê certo e concretize a maior parte desses desejos. Boas aventuras e feliz ano novo.

  6. Fabíola Moura/Família que Viaja Junto 6 January, 2018 at 00:20 Reply

    Legal Karine, gostei muito da lista. É isso aí, temos sempre que viver coisas novas.
    Como diria o saudoso Chico “Um passo à frente e você não está mais no mesmo lugar”.
    Na torcida para que alcance todas as suas metas.

  7. Tatiana Sisti 6 January, 2018 at 15:18 Reply

    Comecei a ler esse post e anotar num bloco de notas o que eu iria “copiar”.. Terminei de ler o post e copiei tudo hahaha! Adorei e tomara que eu consiga fazer o mesmo! Ótimo 2018 para todos!

  8. Marcia-Mulher Casada Viaja 7 January, 2018 at 14:59 Reply

    Oi, Karine, adorei sua lsita, porque a minha é bem parecida, ahaha. Listas podem ser frustrantes às vezes, né?, mas elas s’ao uma espécie de órgão regulatório e se a gente não viaja demais nas ideias e as leva a sério, no final do ano a gente vê como valeu a pena. E publicá-las é um ato de coragem, pois a tornamos pública, aumentando a responsa. Tô aqui pensando se devo fazer uma… abraços e bom 2018!

    • Karine Porto 7 January, 2018 at 16:37 Reply

      Obrigada, Márcia! Faça a uma lista sim, você vai ver como a sua atitude em relação às suas resoluções vai mudar depois que você “materializar” tudo numa lista!rs 🙂 Feliz 2018!!!

  9. Viviane Carneiro 8 January, 2018 at 17:47 Reply

    Adorei o post e achei super inspirador! Eu acho muito legal fazer uma listinha de metas para o ano novo. Isso nos impulsiona a alcançar os objetivos e a crescer como pessoa.

  10. Michelle 9 January, 2018 at 13:53 Reply

    ADOREI suas resoluções de viagem, acho que vou me inspirar em algumas, hehehe. Também tenho medo de altura, sempre uso viagens pra fazer uma “terapia de contato”, já até voei de balão e foi tranquilo 🙂

Leave a reply

Translate »