Clima e Tempo

Uma das preocupações mais comuns entre pessoas que vem para Londres é em relação ao clima e as oscilações do tempo por aqui. Vai chover? No mês “X” é muito frio? Vou congelar ou morrer de calor?

São dúvidas super normais, afinal, para todo viajante organizado(a) que se preze, saber que temperatura e condições climáticas encontrará em seu destino é um dos pontos básicos do processo de planejamento da viagem. Então, vamos tentar entender como o tempo se comporta por aqui.

IMG_6056

Novembro/2013

 

Entendendo o clima de Londres

O clima de Londres é o chamado temperado marítimo, que é caracterizado por verões frescos e nublados, e invernos (relativamente) bem frios. Com um clima com essas características, não é de se admirar que a cidade seja sempre associada a tempo chuvoso, cinza e frio – o que, na minha opinião é um dos erros mais comuns entre os visitantes de primeira viagem. Sim, temos vários dias depressivamente cinzas e frios por aqui, mas acredite, não é a regra absoluta para os 365 dias do ano.

Quem vem para cá com o pensamento de que Londres é uma cidade eternamente cinzenta poderá se surpreender com os dias lindos e quentes que temos por aqui, principalmente no verão (claro!) e na primavera. No outono, apesar do frioooooo que faz, tendo um pouco de sorte também rola um dia ou outro bem simpático de céu azul. O inverno é o inverno, com seus dias frios e curtos, mas também tem seu charme.

Dias feios, simpáticos ou lindos a parte, se tem uma regrinha básica que eu sempre tento aplicar desde que cheguei por aqui é a de carregar comigo um guarda-chuvas e um agasalho, que pode ser mais ou menos grosso dependendo da época do ano. No meu caso, até mesmo no verão quando as temperaturas podem chegar a quase 30°C com as não tão raras ondas de calor, procuro sempre ter um casaquinho ou blusinha com mangas na bolsa, pois as temperaturas tendem a cair um pouco a noite.

Com relação a chuva, gosto de dizer que Londres está sempre brincado de jogar uma água na galera. De acordo com o site da BBC, Londres tem quantidade de dias chuvosos bem regulares, com uma média de 11 a 15 dias de chuva a cada mês. Os meses com maior índice de precipitações são novembro (64mm) e agosto (59mm) e os de menor são março e abril (37mm cada). Por isso é boa ideia ter sempre um guarda-chuvas na bolsa just in case.

ClimaLondon3

Fonte: www.bbc.co.uk/weather/2643743

 

Previsão do tempo

Sim, o tempo em Londres é instável, mas não é necessariamente imprevisível. É possível sim antecipar como vai estar o tempo em determinado período/dia através de sites e aplicativos de previsão do tempo. É claro que quanto maior for a antecedência menor será a precisão dos dados, mas já é um bom começo, não?

Veja abaixo a temperatura média mínima e máxima para cada mês:

ClimaLondon1

Fonte: www.bbc.co.uk/weather/2643743

ClimaLondon2

Fonte: https://weatherspark.com/averages/28729/London-England-United-Kingdom

 

Escolha a sua estação

  • Primavera (de março a maio)

A estação florida é uma das minhas preferidas, pois os dias começam a ficar mais longos, o frio começa a diminuir e cidade ganha o colorido das flores. Infelizmente, as mesmas flores que embelezam os parques e ruas também enchem o ar de pólen, o que acaba causando reações alérgicas em muita gente (hayfever). Se esse é o seu caso, talvez seja uma boa evitar a cidade nesse período. No mais, a primavera é uma época de tempo instável e é bem comum termos um mix de dias chuvosos e de sol.

O começo da primavera tende a ser úmido, e a temperatura média nesse período fica entre 11°C e 15°C, o que para o meu gosto ainda é frio. O bom é que é  bem comum rolarem dias de primavera bem gostosinhos. Por exemplo, o meu aniversario (que é em março) eu já tive ano em que comemorei tomando vinho num pub gelado e outro ano em que comemorei com um churrasco no jardim de casa. Vá entender!

IMG_7545

Flores de Londres – abril/2014

  • Verão (de junho a agosto)

Ah, o verão! Pra mim só falta o mar pra deixar essa estação perfeita por aqui. Sim, senhoras e senhores! Londres tem temperaturas altas no verão, com médias entre 21°C e 24°C.

Pra quem vem do calor brasileiro na casa dos 30°C pode ser fácil se enganar achando que não é tão quente assim, mas eu já adianto que é quente sim. E isso sem falar nas ondas de calor que atingem a cidade de vez em quando, elevando a temperatura para acima dos 30°C. Fique atento e carregue sempre uma garrafa de água com você.

O verão traz dias longos e a galera aproveita mesmo cada segundo de sol. É comum ver o povo engravatado almoçando em bancos de praças e nos parques, ou tomando uma cerveja ou Pimm’s nas calçadas dos pubs. Os parques ficam tomados de gente tomando sol ao longo de todo o dia, é uma delícia! Acho que a cidade ganha uma energia completamente diferente no verão, mas não se iluda que em junho e julho ainda pode rolar um ventinho frioo e chuva.

IMG_0814

Jubileu de diamante da rainha – junho/2012

IMG_4605

Festival de verão British Summer Festival –  julho/2013

IMG_8437

Wireless Summer Festival – julho 2014 (Chuva/Sol/Chuva)

  • Outono (de setembro a novembro)

O outono começa oficialmente em setembro, mas pra ser sincera, pra mim setembro ainda é o finzinho do verão, pois ainda não tive um setembro que não fosse agradável. A partir de meados de outubro é que a coisa desanda e o friozinho começa a encher o saco, mas isso não significa que todos os seus dias serão depressivamente cinzas. Rolam até uns dias de céu limpo e azul, mas o frio infeliz não te deixa esquecer que o verão já se foi.

A temperatura média no outono é semelhante a da primavera, entre 11° e 15°. Pra mim, a beleza dessa estação está na cor alaranjada e no charme que ela traz para a paisagem, mas confesso que é difícil ignorar que é justamente no outono que os nossos dias começam a ficar mais frios e curtos trazendo um certo ar de Game of Thrones: Winter is coming!! (piadinha besta!rs).

IMG_9560

Um dia de outono em outubro/2014

  • Inverno (de dezembro a fevereiro)

Antes de começar a falar sobre essa estação, devo lembrar a vocês que eu sou nordestina e que cresci torrando na praia e tomando água de coco na brisa do mar. Ou seja, não sou programada para gostar de frio e não gosto mesmo. Acho chique usar bota, casaco e afins por uns dois dias, e até curto ver neve (quando tem por aqui) por uns cinco dias, depois disso queria poder gritar pro céu e mandar parar com a “mulekagem”(rs). Mas, contudo, entretanto, todavia, já aceitei que a vida não é tão simples e aprendi a curtir na medida do possível.

Bom, as temperaturas no inverno ficam em torno de 6°C e se não fosse o vento, acho até que não seria tão ruim assim. A parte boa é que no começo do inverno a cidade está toda enfeitada para o natal e fica linda. Também tem as atrações de inverno como Winter Wonderland no Hyde Park e as diversas pistas de patinação no gelo espalhadas por lugares bem legais da cidade, que fazem com que eu quase queira que o inverno chegue logo. Sim, essa parte é bem legal!

Ah! E antes que eu esqueça de mencionar, se você curtir frio e estiver afim de encarar a terra da rainha nesse período, tenha em mente que todo ano existe uma forte tendência a rolar um certo caos aéreo em toda Europa nesse período. Sim, por conta da neve e condições climáticas desfavoráveis a pousos e decolagens sempre rolam atrasos e cancelamentos de voo. Já leram meu depoimento sobre meu voo com a TAP? Enfim, minha sugestão é para que vocês se certifiquem de o seguro de viagem cobre esse tipo de perrengue.

IMG_6347

Para aqueles que dizem que Londres é sempre cinzenta. Winter Wonderland – dezembro/2013

IMG_2869

Um pouco de neve – janeiro/2013

IMG_6841

Um dia qualquer de janeiro/2014